“Não há energia como a feminina”, diz Iberdrola em campanha de apoio à seleção feminina
A marca de energia quer incentivar os portugueses a apoiarem as “Navegadoras”. As jogadoras e embaixadoras Ana Borges, Andreia Faria, Andreia Norton, Dolores Silva e Lúcia Alves são as protagonistas.
A nova campanha da Iberdrola celebra a “energia” da Seleção Nacional Feminina de Futebol, convidando os portugueses a apoiarem a equipa das quinas feminina no Campeonato Europeu de 2025, que decorre na Suíça, entre 2 e 27 de julho. A criatividade é da Fuel.
Sob o mote “Não há energia como a feminina”, a campanha “reforça o compromisso da Iberdrola com a igualdade de género e o empoderamento feminino através do desporto” e marca também o lançamento do novo posicionamento e assinatura do patrocínio da Iberdrola: “A maior apoiante das energias renováveis, incluindo a feminina”.
A campanha “pretende celebrar uma energia inesgotável: a energia feminina. Uma força vital que tantas vezes é colocada à prova e que se supera, sempre. É essa mesma energia que nos move, que nos inspira e que está no centro da nossa aposta contínua nas energias renováveis. A resiliência e a força da nossa Seleção são características do nosso futebol feminino e devem ser postas em destaque, como exemplo a seguir, não só para futuros atletas mas para todos os que enfrentam obstáculos diariamente“, diz Gonçalo Rosa, diretor de marketing da Iberdrola em Portugal, citado em comunicado.
“Estes são valores profundamente alinhados com a estratégia da Iberdrola, tanto na sua vertente social como no investimento contínuo na produção de energia 100% verde e na eletrificação, refletindo o seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades através do apoio à Seleção Nacional Feminina de Futebol”, acrescenta.
A campanha inspira-se na “força transformadora da natureza e na energia inesgotável das mulheres” para estabelecer um paralelo entre a energia da natureza e a “força interior das atletas, que com atitude, paixão e determinação, superam diariamente barreiras sociais e estruturais”.
As protagonistas são as jogadores Ana Borges, Andreia Faria, Andreia Norton, Dolores Silva e Lúcia Alves, embaixadoras da marca de energia e “representantes do compromisso da Iberdrola com o desporto feminino”. O lançamento das embaixadoras Iberdrola “marca um novo capítulo no patrocínio da marca, dando rosto à aposta na visibilidade, valorização e criação de novas referências femininas na sociedade“, refere-se em nota de imprensa.
Presente em televisão, rádio, out-of-home e digital, a campanha contou com a criatividade da Fuel, produção da Krypton e planeamento de meios da UM.
“Quando recebemos o brief, percebemos que a Iberdrola procurava duas coisas: diferenciar-se dos restantes patrocinadores das seleções de futebol, feminina e masculina, e criar uma campanha que dignificasse as jogadoras. Foi isso que procurámos. Temos um filme com uma linguagem muito própria, artística, estética, que eleva a seleção a um patamar superior, e uma mensagem que só a Iberdrola poderia dizer, enquanto marca de energia verde, mas, principalmente, enquanto promotora da igualdade de género”, diz João Madeira, co-CEO e chief creative officer (CCO) da Fuel, citado em comunicado.
Já Teresa Morgado, diretora geral da UM, refere que “a estratégia de comunicação passa por uma campanha abrangente com um mix entre meios mais tradicionais e digitais, reforçando os valores da Iberdrola em Portugal com uma mensagem muito próxima dos portugueses”.
A iniciativa da Iberdrola conta ainda com o passatempo “Vai à Suíça — Euro 2025”, lançado em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tanto nas redes sociais como através da carteira de clientes Iberdrola. O passatempo vai proporcionar uma “experiência única a clientes e a parceiros alinhados com a estratégia da Iberdrola, que irão assistir a um dos jogos da fase de grupos da fase final do Campeonato Europeu de 2025, na Suíça, com voo e estadia incluídos”.
No Grupo B da competição, a seleção portuguesa vai defrontar as seleções de Espanha (3 de julho), Itália (7 de julho) e Bélgica (11 de julho).
A campanha insere-se no âmbito do patrocínio da Iberdrola ao futebol feminino em Portugal, que se estende até 2027 e que inclui o apoio às competições de clubes organizadas pela FPF (Liga BPI, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga).
“Com este compromisso, a Iberdrola pretende promover a igualdade de género em Portugal, fomentando o crescimento e o sucesso do desporto feminino. Queremos contribuir para a visibilidade, destaque e criação de novas referências femininas na sociedade, favorecendo a criação de condições que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades”, refere ainda a marca em nota de imprensa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.