Autárquicas. Iniciativa Liberal integra coligações em Gondomar, Coimbra e Sintra
Iniciativa Liberal junta-se ao PSD em Gondomar e Sintra para ganhar as duas câmaras socialistas nas próximas autárquicas. Integra ainda a Coligação “Juntos Somos Coimbra” vencedora em 2021.
Depois do Porto e Vila Nova de Gaia, a Iniciativa Liberal (IL) integra coligações para ganhar três das maiores câmaras do país – Gondomar, Coimbra e Sintra – e em duas delas numa aliança a dois com o PSD. Nesta segunda-feira, social-democratas e liberais formalizaram a Coligação “Despertar Gondomar”, encabeçada pelo antigo secretário de Estado do Desporto Emídio Guerreiro, para pôr um ponto final aos 12 anos de liderança socialista no município.
“O Partido Social Democrata está apostado em reconquistar a Câmara Municipal de Gondomar e retirar o concelho do marasmo que tem atravessado nos últimos 12 anos”, começou por afirmar Germana Rocha, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Gondomar, num comunicado conjunto com a IL.
Nesta segunda-feira, a Coligação “Despertar Gondomar” anunciou a aliança entre o PSD e IL como uma “alternativa credível, com soluções concretas para os desafios que o território enfrenta, desde a habitação ao apoio a famílias e empresas, passando pela dinamização da economia local e pela modernização dos serviços municipais”.
O Partido Social Democrata está apostado em reconquistar a Câmara Municipal de Gondomar e retirar o concelho do marasmo que tem atravessado nos últimos 12 anos.
A apresentação oficial da candidatura “Despertar Gondomar”, liderada pelo antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude Emídio Guerreiro, está agendada para a próxima sexta-feira, junto ao edifício da câmara municipal, e foi uma das aprovadas na reunião do Conselho Nacional da Iniciativa Liberal que aconteceu neste domingo, em Coimbra.
Carlos Eduardo Costa, coordenador geral do Núcleo Territorial de Gondomar da IL, assinalou, por sua vez, na mesma nota, que “Gondomar precisa de soluções para os problemas que afetam o território e não vai ser com quem governou nos últimos 12 anos de estagnação que elas vão surgir”.
Desde fevereiro deste ano o município é liderado pelo antigo vice-presidente Luís Filipe Araújo que é também o cabeça de lista dos socialistas às eleições autárquicas de 2025 marcadas para 12 de outubro. Luís Filipe Araújo está a substituir o antigo presidente Marco Martins que suspendeu o cargo para assumir a liderança da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP). Marco Martins também já estava a cumprir o terceiro mandato e não se podia recandidatar por limitação de mandatos.

Mais no Centro do país, os liberais entram na corrida às autárquicas na Coligação “Juntos Somos Coimbra” (PSD, CDS-PP, IL, Nós Cidadãos, Volt, MPT – Partido da Terra) liderada pelo atual presidente da autarquia, José Manuel Silva. A apresentação pública desta aliança aconteceu nesta segunda-feira, na cidade, com uma nova configuração diferente da que foi a votos nas autárquicas de 2021: a entrada da IL e MPT, e a saída do RIR e Aliança – este último já extinto.
Já em Sintra os liberais fazem parte da Coligação “Sempre pelos Sintrenses”, numa aliança com o PSD encabeçada pelo social-democrata Marco Almeida, que já foi vereador da oposição entre 2013 e 2017. Do lado socialista, a ex-ministra Ana Mendes Godinho sucede na corrida ao atual autarca Basílio Horta que não se pode recandidatar por limitação de mandatos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autárquicas. Iniciativa Liberal integra coligações em Gondomar, Coimbra e Sintra
{{ noCommentsLabel }}