José Manuel Silva pede mais quatro anos para continuar a “acelerar” economia de Coimbra

José Manuel Silva, pela coligação "Juntos Somos Coimbra", recandidata-se a mais quatro anos à frente do município e conta com eurodeputada Lídia Pereira como candidata à Assembleia Municipal.

Coligação “Juntos Somos Coimbra”18 julho, 2025

O atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra apela ao eleitorado que o reeleja por mais quatro anos de modo a dar continuidade ao trabalho feito até então numa cidade que, garante, “se está a transformar aceleradamente”. E de tal forma que, vinca José Manuel Silva, “está a caminho de se tornar o concelho com o maior ritmo de desenvolvimento sustentado e sustentável do país”. Se ganhar, o candidato promete mais habitação habitação social e de arrendamento acessível, fixar novas multinacionais, criando mais emprego, além de atrair mais talento jovem.

Eleito com maioria absoluta nas eleições de 2021 — o médico conta com a eurodeputada Lídia Pereira como candidata à presidência da Assembleia Municipal (AM) nas próximas autárquicas de 12 de outubro. Tem ainda como mandatário da candidatura, Paulo Mota Pinto, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; além da mandatária da juventude, a médica e influenciadora digital, Débora Monteiro.

Durante a apresentação da recandidatura pela coligação “Juntos Somos Coimbra” (PSD, CDS-PP, IL, Nós Cidadãos, PPM, Volt, MPT – Partido da Terra) às próximas autárquicas de 12 de outubro, nesta quinta-feira, José Manuel Silva comprometeu-se a construir 268 casas camarárias na Quinta das Bicas e a comprar o icónico edifício do Sousa Bastos para arrendamento acessível.

Porque estamos numa espiral positiva de desenvolvimento e de crescimento demográfico, não temos dúvidas que o povo de Coimbra nos irá conceder […] um novo mandato, para continuarmos o nosso trabalho por mais quatro anos”, apelou

José Manuel Silva

O cabeça de lista da coligação “Juntos Somos Coimbra” apontou ainda baterias para a “recuperação demográfica, sobretudo na faixa etária mais impactante para o futuro de Coimbra, entre os 25 e os 34 anos”, mediante a captação de mais talento e a criação de emprego com a fixação de mais multinacionais no concelho. Desde o início do atual mandato, instalaram-se em Coimbra seis grandes empresas internacionais: Airbus, Deloitte, PricewaterhouseCoopers (PwC), Constellation, Accenture e Génération. “A meio de 2025 já criaram 500 postos de trabalho qualificados, planeiam criar mais 200 até ao final do ano e no final de 2026 deverão atingir 1.000 postos de trabalho”, avança a coligação ao ECO/Local Online.

Durante a apresentação da coligação, o antigo bastonário da Ordem dos Médicos elencou mais algumas promessas: a aposta na linha de alta velocidade, “o investimento nas freguesias, a digitalização e aceleração dos processos da autarquia, a plantação de árvores em todas as caldeiras da cidade”. Este é “um programa que exige um período de oito anos de governação para os frutos serem fortemente visíveis para todos”, assinalou o atual autarca, apelando ao voto.

“Coimbra está a transformar-se aceleradamente, o que implica alguma dor, é verdade, mas a razão é investir num futuro muito melhor, numa cidade mais moderna e cosmopolita, com mais qualidade de vida, mais empresas e mais oportunidades para todos e todas”, frisou o candidato, convicto de que será reeleito para mais um mandato.

“Porque estamos numa espiral positiva de desenvolvimento e de crescimento demográfico, não temos dúvidas que o povo de Coimbra nos irá conceder aquilo que merecemos, mas, sobretudo, aquilo que Coimbra necessita, um novo mandato, para continuarmos o nosso trabalho por mais quatro anos”, apelou José Manuel Silva.

Em 2021, a coligação “Juntos Somos Coimbra” ganhou as eleições autárquicas com cerca de 44% dos votos, contra 32,6% do PS. Na altura, a nova configuração da coligação que foi a votos incluía os partidos RIR e Aliança – este último já extinto.

O atual autarca tem como adversária política do PS na corrida ao município a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra. Também entram na corrida o vereador Francisco Queirós, pela CDU, o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda, e Maria Lencastre Portugal, pelo Chega.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Manuel Silva pede mais quatro anos para continuar a “acelerar” economia de Coimbra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião