Jorge Sobrado fica na CCDR-N até às eleições ou até fim de mandato

  • Lusa
  • 1 Agosto 2025

O vice-presidente para a Cultura da CCDR-Norte, Jorge Sobrado, integrou esta sexta-feira as listas da candidatura de Manuel Pizarro (PS) à Câmara do Porto.

O vice-presidente para a Cultura da CCDR-Norte, Jorge Sobrado, que integrou esta sexta-feira as listas da candidatura de Manuel Pizarro (PS) à Câmara do Porto, ficará em funções na entidade regional, disse à Lusa o presidente da instituição.

“Jorge Sobrado manter-se-á em funções até às eleições autárquicas ou ao final do mandato [no final do ano], assegurando com sentido de missão a continuidade do trabalho que está em curso”, pode ler-se numa resposta à Lusa enviada pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, António Cunha.

O presidente da instituição considera que “não se verificam, nesta fase, quaisquer incompatibilidades entre as funções que atualmente desempenha e o novo enquadramento político que assumiu”.

O atual vice-presidente da CCDR-N, Jorge Sobrado. é a aposta do candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, para o pelouro da Cultura, confirmou esta sexta-feira o candidato socialista à Lusa.

Em declarações à Lusa, à margem da apresentação do seu nome, que decorreu no Palácio de São João Novo, o vice-presidente da CCDR-N revelou que colocou o seu cargo na entidade regional “à disposição” do presidente, António Cunha.

Disse ainda estar disponível para que o presidente avaliasse “dessa circunstância e da conveniência” da sua permanência no cargo, bem como “da data dessa permanência em funções”.

“O vice-Presidente Jorge Sobrado colocou o seu lugar à disposição, num gesto que aprecio e respeito. Quero, no entanto, enaltecer o seu contributo enquanto vice-presidente para a Cultura da CCDR Norte, sublinhando o trabalho sério e comprometido que tem desenvolvido em prol do desenvolvimento cultural da região Norte”, salientou António Cunha.

Entre várias atribuições, a CCDR do Norte tem a responsabilidade “de promover a ação coordenada dos serviços desconcentrados a nível regional — em articulação com os membros do Governo responsáveis pelas respetivas áreas — e de apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações”.

Jorge Sobrado, licenciado em Ciências da Comunicação, foi diretor do Museu e Bibliotecas do Porto entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, cargo que deixou para assumir a vice-presidência da CCDR-N.

Foi o responsável por, em 2023, anunciar uma reestruturação do então Museu da Cidade (atual Museu do Porto) e a criação de um núcleo central, que até então não existia, e que vai ter casa no Palácio de São João Novo.

Ainda antes, entre 2017 e 2021, foi vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do então presidente da autarquia, o social-democrata António Almeida Henriques (1961-2021).

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – coligação NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte pela coligação “O Porto Somos Nós” (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento Fazer à Porto), António Araújo (movimento Porto à Porto), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jorge Sobrado fica na CCDR-N até às eleições ou até fim de mandato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião