Marketing

Mais de metade dos anunciantes usam IA na criação de anúncios digitais. Tendência está em crescimento

+ M,

Quase um terço dos anúncios digitais em vídeo já contam na sua criação com o uso de IA. As marcas de pequena e média dimensão estão a adotar a tecnologia a um ritmo mais acelerado.

Numa tendência que se tem mostrado crescente, mais de metade (51%) dos anunciantes norte-americanos já utiliza inteligência artificial (IA) generativa nos seus anúncios em vídeo digitais (em connected TV, redes sociais ou web), seja para a sua criação integral ou para os melhorar. Este número deverá aumentar nos próximos anos, tendo em conta que mais 34% dos anunciantes planeiam vir a usar este tipo de tecnologia.

Os dados são do “2025 Digital Video Ad Spend & Strategy Report“, do Interactive Advertising Bureau (IAB), que inquiriu 368 anunciantes nos EUA. O relatório mostra ainda que, este ano, 30% dos anúncios digitais em vídeo contam na sua criação com o uso de IA, num crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. Espera-se, no entanto, que este número venha a crescer de forma ainda mais acentuada em 2026, para 39%.

Sublinhe-se ainda que as marcas de pequena (que investem menos de 10 milhões de dólares) e de média dimensão (entre 10 e 50 milhões) estão também a adotar a tecnologia a um ritmo mais acelerado, sendo que 45% das marcas menores esperam que os seus vídeos digitais sejam desenvolvidos com IA generativa até 2026, enquanto 42% das marcas de média dimensão esperam o mesmo. Já entre as marcas maiores (mais de 50 milhões), este número desce para 36%.

A principal utilização da IA neste contexto tem acontecido para criar múltiplas versões do mesmo anúncio, sendo que entre os inquiridos que usam ou planeiam usar IA generativa, 42% referem este fim para a utilização de IA. Mudanças visuais e de estilo (38%) ou o refinamento da relevância contextual (36%) são outras das utilizações apontadas.

“Isto sugere que as outras utilizações da IA generativa se tornam mais valiosos quando os anunciantes já tiverem decidido qual o público certo que querem atingir primeiro”, aponta-se no relatório.

O “2025 Digital Video Ad Spend & Strategy Report” refere ainda que o vídeo digital deve representar este ano 58% do investimento total em televisão e vídeo nos EUA. Em 2025, este investimento deve crescer 14%, alcançando os 72 mil milhões de dólares, enquanto o gasto em connected TV deve crescer 13%, chegando aos 26,6 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.