Trofa investe 2,5 milhões de euros na via “Distribuidora 21” e na Ciclovia Norte

Trofa inaugura via “Distribuidora 21” e Ciclovia Norte, num investimento de 2,5 milhões de euros, dando continuidade à aposta na "Cidade dos 15 minutos" com mais mobilidade e proximidade concelhia.

Num investimento de 2,5 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia, a Câmara Municipal da Trofa vai inaugurar a nova via “Distribuidora 21” e a Ciclovia Norte, empreitadas “fundamentais para aumentar a mobilidade no concelho e aproximar serviços, instruções e áreas de lazer”, adianta o município.

A nova via Distribuidora 21, que envolve uma injeção financeira de 1,3 milhões de euros, vai descongestionar a Estrada Nacional (EN) 14, traduzindo-se num menor impacto ambiental e na melhoria dos acessos no núcleo urbano da Trofa. Esta empreitada, nota a autarquia, contempla ainda um acrescendo à cidade com um novo troço pedonal e ciclável, coordenado com a construção da Ciclovia Norte” que representa um investimento de 1,2 milhão de euros. Esta ciclovia vai permitir o acesso entre a estação ferroviária e o Parque das Azenhas, num percurso “seguro e integrado na natureza”, garante o município. Esta obra vem reforçar a rede pedonal e ciclável da localidade.

Inauguradas a 17 deste mês de junho, estas duas ligações de cerca de três quilómetros são consideradas fulcrais para as deslocações urbanas entre polos de relevância no concelho, caso do Hospital da Trofa, o Parque das Azenhas, a Estação Ferroviária, CTT ou as Finanças. E inserem-se num projeto mais alargado da autarquia — “Trofa do Futuro: Cidade dos 15 minutos” — alicerçado numa “cultura de proximidade” a ser implementado até 2025 através de um conjunto de empreitadas. Este projeto vai permitir aos residentes terem acesso a equipamentos de comércio e outros serviços essenciais, percorrendo uma distância de 15 minutos a pé ou com recurso a bicicleta ou trotineta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trofa investe 2,5 milhões de euros na via “Distribuidora 21” e na Ciclovia Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião