STCP e Metro do Porto reforçam oferta em noite de São João

  • Lusa e ECO
  • 20 Junho 2022

Na noite de quinta para sexta-feira, haverá mais autocarros e veículos do metropolitano a circularem do que habitualmente. Na CP, há greve dos revisores e ao trabalho extraordinário.

Na noite de quinta para sexta haverá mais autocarros e veículos do metropolitano na cidade do Porto. STCP e Metro do Porto vão reforçar a oferta para acomodar as centenas de milhares de pessoas que nessa noite estarão a celebrar o São João.

Nos comboios pesados, a CP não poderá reforçar o serviço por causa da greve dos revisores e da paralisação ao trabalho extraordinário.

STCP

Na zona da baixa, a STCP prevê um “reforço nos principais eixos de chegada”, bem como um aumento de frequência e utilização de viaturas com maior capacidade, “garantindo uma mobilidade eficaz de e para todos os concelhos onde opera”, nomeadamente, Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.

As linhas 200 e 1M vão ter uma frequência de 30 minutos durante toda a noite e madrugada, com paragem na Rua da Restauração, junto ao Hospital de Santo António. Também a linha 602 vai ter uma frequência de 30 em 30 minutos até à 01:00, podendo o regresso ser feito pela linha 3M, com partida na Trindade. Já as linhas 501, 507, 601, 12M e 13M efetuam o habitual serviço noturno ou de madrugada.

Com término na Trindade, a linha 600 vai ter uma frequência de perto de 12 minutos até à 01:00, no sentido Aliados, e a linha 4M com frequência de 15 minutos até à Ponte da Pedra, e de 30 minutos até à Maia, até cerca das 02:30, sendo que após essa hora, mantém-se apenas a frequência de meia em meia hora até à Maia. Por sua vez, a linha 3M vai ter uma frequência de 30 minutos até ao Araújo, e de uma hora até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, até cerca das 03:00, sendo que após essa hora, só se mantém a frequência de uma em uma hora até ao aeroporto.

Já na Rua do Bolhão, as linhas 701 e 702 vão ter uma frequência combinada de 15 minutos até à 01:00, à semelhança da linha 5M, durante a madrugada.

Também com término no Bolhão, mas na Rua da Firmeza, as linhas 305, 401 e 700 vão efetuar o habitual serviço. A linha 7M terá uma oferta de 40 em 40 minutos durante toda a madrugada e as linhas 800 e 801 vão ter uma frequência combinada de 15 minutos até à 01:00, sendo que a partir dessa hora, permanece a linha 800 com partidas alternadas com a linha 8M a cada 30 minutos.

Por sua vez, a linha 400 vai manter a habitual frequência, com término na Alexandre Herculano, à semelhança das linhas 901, 904, 905 e 906, ainda que apenas enquanto se mantiverem as condições de circulação na Ponte do Infante, sendo que após constrangimentos, passam a efetuar a paragem junto à Câmara de Vila Nova de Gaia.

Do mesmo modo, a linha 905 terá uma frequência de 40 minutos entre o Monte da Virgem e a Câmara de Gaia, e a articulação com a linha 907 possibilita uma oferta de 15 em 15 minutos entre o Monte da Virgem e Santo Ovídeo. Por sua vez, a linha 907 será reforçada, estando também previsto o serviço noturno entre o Gaia Shopping e Vila D’Este. Já a linha 10M terá uma frequência de 20 minutos até às 02:00, sendo que após essa hora passa a 40 minutos entre a autarquia e Vila D’Este.

Os constrangimentos de trânsito na zona do Aliados, da Cordoaria e da Ribeira, vão obrigar a desvios nos términos das viagens para locais próximos dessas zonas, esclarece a operadora, acrescentando que as paragens localizadas na Cordoaria, Praça da Liberdade, Aliados, São Bento, Batalha, D. João I, Carmo e na parte final da Avenida da República (Gaia) estão desativadas.

A STCP afirma ainda que algumas linhas não irão operar no período noturno e madrugada, como as linhas 900P e 900G que passam nas zonas ribeirinhas e que irão terminar o serviço mais cedo, sugerindo, por isso algumas alternativas.

Em alternativa à linha 500, a STCP recomenda a utilização da linha 200 e 1M, ou, se for a partir de Matosinhos, a linha 502. Já as linhas 904 e 11M podem ser substituídas pelas linhas 901 e 906, a partir de Vila Nova de Gaia. Já a partir do Porto, a alternativa pode ser feita através da linha Amarela do Metro.

Metro do Porto

A partir das 20h00 do dia 23, a operação do Metro será realizada sempre em veículos duplos e com um reforço da operação em todas as linhas, exceção feita à Linha Violeta (E), que encerrará no horário habitual (à 1H00).

Na Linha Amarela (D), a partir das 23h45, devido ao encerramento da circulação na Ponte Luís I, por causa do fogo de artifício no rio, a circulação far-se-á apenas nos segmentos Hospital de São João/São Bento e General Torres/Santo Ovídio. A retoma plena desta linha acontecerá logo que as forças de segurança tenham assegurado condições para tal, o que deverá suceder pelas 4h00, tendo em conta o ocorrido em anos anteriores.

Em 2019, a procura pelo serviço do Metro nesta noite resultou em mais 100 mil validações adicionais. A empresa conta que o número seja repetido, três anos depois.

Este ano, as festas da noite de São João serão distribuídas por três palcos na cidade e o fogo de artifício será lançado a partir do rio Douro.

O habitual palco na Avenida dos Aliados será, este ano, substituído por três palcos: um na praça do Rossio nos Jardins do Palácio de Cristal, outro no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria) e por último, um na praça da Casa da Música.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

STCP e Metro do Porto reforçam oferta em noite de São João

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião