Capital de risco Atena compra empresa têxtil de Barcelos
Sociedade liderada por Miguel Lancastre promete “recursos financeiros e humanos” para expandir a Quinta & Santos, da área dos acabamentos têxteis, que emprega mais de uma centena e fatura 8 milhões.
A Atena Equity Partners fechou a compra de uma participação maioritária na empresa têxtil Quinta & Santos – Score, especializada na área dos acabamentos têxteis e que tem clientes sobretudo no mercado da moda de luxo, focado em pequenas séries ou produtos únicos.
Fundada há cerca de três décadas, a empresa industrial localizada na freguesia da Várzea, no concelho de Barcelos, emprega atualmente mais de uma centena de pessoas e conta chegar ao final deste ano com um volume de faturação superior a oito milhões de euros.
O nosso objetivo é continuar a desenvolver a empresa, explorando oportunidades de crescimento. [Contamos] com recursos financeiros e humanos que contribuirão para a expansão e prosseguir com a forte aposta na sustentabilidade.
Concretizada através do fundo Atena II, esta aquisição “enquadra-se no âmbito da temática da sucessão empresarial, tendo os acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação de uma posição maioritária” a esta sociedade de capital de risco, que é dona da rede de clínicas dentárias Maló e que conta no portefólio com a Simi (engenharia), a Prado Cartolinas da Lousã (papel) ou a Wemold (moldes).
O founding partner promete “continuar a desenvolver a empresa, explorando oportunidades de crescimento”. Citado num comunicado de imprensa, Miguel Lancastre frisa que a Atena tem um “importante historial de geração de valor, contando com recursos financeiros e humanos que contribuirão para a expansão da empresa e para prosseguir com a forte aposta na sustentabilidade”.
A operação assessorada pela EY e pela GLX LTM e Associados do lado do comprador e pela RSN Advogados do lado do vendedor, vem reforçar o portefólio de investimentos do Fundo Atena II, que no ano passado concretizou, por exemplo, a aquisição da farmacêutica Sidefarma ou do Hospital Particular de Almada, também na área da saúde, e que resgatou da falência a Cariano, especialista em serviços de elevação para parques eólicos e que era detida pelo fundo Explorer.
Tingimento através de nanotecnologia
Na moderna unidade industrial situada no coração do Minho, que o comprador diz dispor de uma “elevada eficiência ambiental e energética”, a empresa possui também um centro de investigação e desenvolvimento (I&D) dedicado à criação de novas tecnologias e ao aperfeiçoamento de técnicas de lavagem, tingimento e acabamento têxtil.
Uma dessas inovações – um novo processo de tingimento através de nanotecnologia – foi apresentada no início de setembro na feira Modtissimo, realizada na Exponor (Matosinhos). Utilizando pigmentos naturais, esta tecnologia permite a reprodução de todos os pantones de cores e alcançar uma durabilidade superior a outros processos.
“A empresa é detentora dos certificados GOTS, OCS, RCS e OEKOTEX Class I. (…) Estas certificações asseguram aos clientes a conformidade da empresa com rigorosos padrões ambientais e sociais ao longo do processo de tingimento e lavagem de têxteis orgânicos, bem como a conformidade com parâmetros relacionados com a saúde humana, nomeadamente a não utilização de substâncias perigosas ou banidas”, destaca.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Capital de risco Atena compra empresa têxtil de Barcelos
{{ noCommentsLabel }}