Governo espanhol altera PRR para adicionar 94 mil milhões

Novas reformas e investimentos vão concentrar-se no impulso à industrialização e autonomia estratégica de Espanha, no setor agroalimentar, tecnológico e digital.

O Conselho de Ministros espanhol aprovou esta terça-feira uma alteração ao seu Plano de Recuperação e Resiliência para mobilizar 7,7 mil milhões de euros de transferências adicionais de fundos europeus e 84 mil milhões de empréstimos e 2,6 mil milhões do RepowerEU, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros espanhol.

As novas reformas e investimentos vão concentrar-se no impulso à industrialização e autonomia estratégica de Espanha, no setor agroalimentar, tecnológico e digital. Além disso, segundo o comunicado são reforçados 11 projetos estratégicos e será posto em marcha um novo PERTE de descarbonização industrial. Estas alterações terão um prazo mais alargado para serem executadas.

Além disso foi aprovado um fundo de 20 mil milhões para investir nas comunidades autónomas e mais 15 mil milhões para facilitar o financiamento de PME, reforçando os créditos do banco de fomento espanhol (ICO).

Estas alterações serão agora votadas quinta-feira no Parlamento, sendo depois apresentado em janeiro às comunidades autónomas.

Espanha pediu o mês passado o pagamento do terceiro cheque à Comissão Europeia no valor de seis mil milhões de euros que estão vinculados ao cumprimento de 23 marcos e seis metas ao longo do primeiro semestre deste ano, que se somarão aos 31,06 mil milhões já recebidos por via do pré-financiamento, mas também do primeiro e segundo desembolso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol altera PRR para adicionar 94 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião