+M

RTP “provavelmente” vai ter uma situação “de quase equilíbrio” ou “positiva” em 2022

Lusa,

Nicolau Santos afirmou que "provavelmente" a RTP vai ter uma situação de "quase equilíbrio" ou até "positiva" em 2022, melhor que a expetativa de prejuízos que tinha sido avançada em junho.

O presidente do Conselho de Administração da RTP afirmou esta quarta-feira que “provavelmente” a empresa vai ter uma situação de “quase equilíbrio” ou até “positiva” em 2022, melhor que a expectativa de prejuízos que tinha sido avançada em junho. Nicolau Santos falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Em 07 de junho de 2022, na mesma comissão, o presidente do Conselho de Administração da rádio e televisão pública tinha afirmado que provavelmente a empresa iria “ter prejuízos” em 2022, tendo em conta que os encargos vinham a crescer.

A menos má notícia que pode vir a ser uma boa notícia é que conseguimos que a RTP provavelmente no final do ano passado vai ter uma situação de quase equilíbrio e, eventualmente, pode mesmo ficar em situação positiva, embora ainda não tenhamos as contas fechadas“, anunciou hoje o gestor.

“E porquê? Em primeiro lugar porque houve custos que nós pensávamos que iam aumentar muitíssimo, a energia nomeadamente”, mas esses custos, “tendo aumentado não aumentaram tanto” como o esperado, apontou Nicolau Santos. Em segundo lugar, acrescentou, devido às “medidas internas que foram adotadas e foram várias“.

Sobre a negociação da venda dos direitos do Mundial do Qatar, anteriormente as expectativas em relação a isso eram incertas. Mas “o que é certo é que conseguimos mais relativamente aos outros operadores a quem vendemos os jogos do que aqueles que tínhamos orçamento, prosseguiu.

Além disso, “renegociámos inúmeros contratos que tínhamos, de fornecimento, de entidades que negoceiam com a RTP, passámos a fazer um lançamento regular de concursos públicos a tudo que sejam compras que tínhamos de fazer, houve uma revisão de custos externos em baixa, houve um pedido de esforço de todas as direções em torno de 5% do seu orçamento”, enumerou o presidente do Conselho de Administração.

“Houve também” o desenvolvimento interno de uma campanha de poupança de energia, a sensibilizar várias pessoas para esta questão, como também “o adiamento da emissão de alguns programas” e outros eventualmente que acabaram por não ser feitos, elencou. Todas estas medidas conduziram a que do lado dos custos “houvesse uma redução também substancial”, salientou.

Perante isto, apesar de ainda aguardar o fecho das contas de 2022, Nicolau Santos manifestou-se mais otimista que em junho passado. “Estamos hoje em dia bastante mais otimistas do que estávamos em junho quando viemos a esta assembleia”, sublinhou.

O gestor salientou que 2022 foi “um ano perfeitamente atípico“, em particular para as empresas de media, já que a guerra da Ucrânia aumentou o esforço financeiro da RTP com as equipas enviadas para o terreno, com a cobertura a custar cerca de “700 mil euros”. Além disso, houve o aumento dos custos de energia, a subida dos preços unitários dos fornecedores da RTP, das taxas da juro, os quais “particularmente este ano vão ser muito significativos” e “aumentos salariais que não existiam desde 2019”, elencou.

Apesar de tudo isto, “penso que o ano de 2022 marca efetivamente uma viragem fundamental: é que a partir de agora – e com o atual enquadramento financeiro da empresa – a RTP provavelmente vai passar a dar com regularidade resultados negativos ou muito próximo de negativo“, advertiu Nicolau Santos.

“E porquê? Porque como os senhores deputados sabem a Contribuição para o Audiovisual [CAV] está congelada desde há alguns anos, as nossas capacidades de captar receitas comerciais e de publicidade também estão limitadas e por outro lado há custos que estão sistematicamente a crescer e a crescer de forma significativa. E, portanto, estas duas tendências obviamente vão conduzir a RTP a uma situação orçamental difícil nos próximos anos”, considerou o gestor.

Apesar dos constrangimentos financeiros — a Contribuição para o Audiovisual (CAV) congelada e as receitas limitadas –, o presidente da RTP afirmou que este ano será feito “um esforço de investimento grande” na “recuperação total” de dois estúdios do Centro de Produção do Norte e a conclusão de outros dois de rádio.

Assim, este ano “estamos a contar com um esforço de investimento grande” dirigido “para a recuperação total de dois estúdios do Centro de Produção do Norte (CPN) que hoje em dia tem peso já muito significativo na produção de conteúdos no âmbito da RTP e a conclusão de dois novos estúdios para a rádio na sede em Lisboa e a renovação visual dos estúdios de informação em Lisboa”, anunciou o gestor.

“Ficará também concluída toda a renovação da empresa”, incluindo as regiões autónomas, “para o sistema HD que até agora não existia”, continuou o presidente do Conselho de Administração da RTP, que admitiu que “muitos outros investimentos serão necessários (…), mas não há capacidade financeira para os fazer a curto prazo”.

Recordou que está em vigor o processo de reorganização interna que envolveu 150 pessoas oriundas das segundas linhas das hierarquias. O processo, disse,”continua a decorrer” e tem como objetivo transformar a RTP numa empresa cada vez mais multiplataforma em que o digital “estará no posto de comando”.

Mudança nos operadores públicos de media “não pode ser feita” sem revisitar leis

Nicolau Santos defendeu também que a mudança a que se assiste nos operadores públicos de media “não pode ser feita” sem que haja uma revisão das leis de rádio e de televisão.

Um apelo que eu faço aos senhores deputados: do nosso ponto de vista, esta mudança a que se está assistir a nível europeu nos operadores públicos de media não pode ser feita em Portugal sem que os senhores deputados revisitem a lei da Rádio e da Televisão e o Estatuto da RTP enquanto prestadora de serviço público“, disse Nicolau Santos na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Ambas as leis “têm alguns anos já, a realidade no setor dos media mudou muito nos últimos anos e há condicionamentos e exigências que limitam muito a flexibilidade que uma empresa de media necessita para responder aos desafios” que são colocados todos os dias, prosseguiu o gestor.

“Mesmo no que toca a outras entidades, gostaria de lembrar que a RTP deve prestar contas muitas vezes não pelo serviço público que presta, mas prestar contas, por exemplo, às entidades que supervisionam a empresa sobre a nomeação ou a demissão de um diretor, a fusão ou não de uma direção, na junção de serviços“, entre outros temas, prosseguiu.

Ora, “temos entidades externas que nos podem condicionar decisões que pensaríamos que poderíamos tomar para tornar a empresa mais flexível e para responder a estes desafios”, argumentou Nicolau Santos.

 

(notícia atualizada às 15h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.