EMEL compra 500 bicicletas elétricas para rede Gira

Empresa municipal abre concurso público para reforçar atual frota por mais de quatro milhões de euros.

A EMEL abriu um concurso público para reforçar a frota da rede de bicicletas partilhadas Gira. O preço-base deste concurso é de 4.331.250 euros e as propostas têm de ser entregues até meados de março. Para já, a empresa municipal que gere a mobilidade em Lisboa pretende comprar 500 novas unidades totalmente elétricas, mas o número poderá aumentar conforme as necessidades.

“O lançamento do concurso tem em vista a aquisição de bicicletas elétricas, para já, cerca de 500, para complemento da frota existente, bem como a substituição de algumas mais antigas”, refere ao ECO fonte oficial da empresa municipal. Atualmente, a rede Gira conta com um total de 1.168 unidades, que apenas podem ser deixadas nas docas de 139 estações ativas dentro do concelho da capital, segundo dados da base de dados Ciclovias.pt.

As novas bicicletas têm de pesar, no máximo, 30 quilos, e terão de ter um motor com potência máxima de 250 watts. As características técnicas são semelhantes às das atuais unidades, que foram fabricadas, na sua maioria, pela entretanto falida empresa portuguesa Órbita. Isto pressupõe que as novas bicicletas tenham de ter, por exemplo, um suporte para transportar objetos com até seis quilos.

Com uma ponderação de 60%, o preço será o fator decisivo para escolher o vencedor deste concurso. A experiência de utilização da bicicleta terá um peso de 20%; haverá ainda 15% para os componentes funcionais da bicicleta (como travões e mudanças) e 5% para o desenho do veículo de duas rodas.

O caderno de encargos aponta para a entrega das primeiras 400 das 500 novas bicicletas no prazo de cinco meses (150 dias) a contar da data do visto do Tribunal de Contas. No entanto, a empresa adianta que “os prazos de entrega serão ajustados ao longo da execução do contrato, mediante as necessidades de cada momento”.

O lançamento do concurso para compra de novas bicicletas ocorre a poucas semanas da inclusão das bicicletas da rede Gira no passe de transportes Navegante para os estudantes até aos 23 anos e as pessoas com mais de 65 anos. A EMEL também prevê a “expansão das atuais estações” da rede e ainda a “duplicação da frota disponível”. Pelo menos a primeira pedalada já foi dada com a abertura deste concurso.

O aumento do número de bicicletas também será feito através da reparação e eletrificação de 400 unidades atualmente sem assistência elétrica, segundo informação adiantada em dezembro pelo portal Lisboa para Pessoas (acesso livre). Está ainda prevista a compra de mais 1.500 ao longo dos próximos anos, segundo o Plano de Atividades e Orçamento 2023-2026.

(Notícia atualizada às 21h20 de 21/02/2023 com mais detalhes sobre aquisições de bicicletas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EMEL compra 500 bicicletas elétricas para rede Gira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião