Esta é a última semana para validar faturas para o IRS

O prazo para verificar as faturas termina a 27 de fevereiro. Este passo é essencial para beneficiar de todas as deduções à coleta no IRS.

Para conseguir beneficiar de todas as deduções à coleta no IRS, no acerto de contas com a Autoridade Tributária (AT), tem de validar as faturas do ano passado. Esta verificação, onde confirma as faturas automaticamente encaixadas e identifica as que faltam, pode ser feita no portal e-Fatura até daqui a uma semana, já que o prazo este ano se estende até 27 de fevereiro.

Basta visitar o e-Fatura, na página online ou na app, cujos dados de autenticação são os mesmos que os usados para aceder ao Portal das Finanças, e colocar as faturas que lhe aparecem pendentes (em destaque no topo da página), numa das 12 categorias disponíveis: saúde, educação, lares, habitação, reparação de automóveis, reparação de motociclos, restauração e alojamento, cabeleireiros, atividades veterinárias, passes mensais, ginásios e despesas gerais familiares.

As restantes faturas emitidas no nome do contribuinte já foram encaixadas automaticamente nas categorias corretas, mas convém verificá-las, para assegurar que as deduções estão aproveitadas ao máximo. Pode também ver se constam todas as faturas de que tem memória, podendo faltar algumas que não tenham sido comunicadas.

Se tem filhos, deve consultar também as páginas deles no que diz respeito às faturas, validando-as e encaixando-as as categorias adequadas.

Este processo é importante para o apuramento do imposto a pagar, já que é através das faturas que o Fisco calcula as deduções à coleta (pelas despesas com saúde, educação, rendas, ou gerais familiares) e a dedução do IVA por exigência de fatura (obtida com os gastos em oficinas, restaurantes, passes ou cabeleireiros por exemplo).

A data limite desta validação era 25 de fevereiro, mas como calha num sábado o prazo passa para o próximo dia útil, segunda-feira dia 27.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta é a última semana para validar faturas para o IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião