Construção da linha Loures-Odivelas do Metro de Lisboa dispara 56%

Orçamento para construção da Linha Violeta do Metro de Lisboa aumentou de 250 para 390 milhões de euros por causa da subida do custo dos materiais e das estações subterrâneas.

Disparou em 56% o orçamento para a construção da linha Loures-Odivelas do Metro de Lisboa. O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, admitiu que a obra está atrasada e que pode ser feita em fases. A empreitada poderá vir a contar com financiamento para lá do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O orçamento inicial para a construção da Linha Violeta do Metro de Lisboa era de 250 milhões, totalmente financiado pelo PRR. O “envelope” financeiro passou para 390 milhões de euros, “por causa da subida do custo dos materiais” e da construção de três estações subterrâneas, o que não estava inicialmente previsto no projeto, justificou o governante.

Para acrescentar 140 milhões de euros ao orçamento, Duarte Cordeiro admite outras fontes de financiamento, sem identificar quais. Na semana passada, o Banco Europeu de Investimento assumiu que vai financiar projetos do PRR para os quais não existe financiamento a 100% devido à escalada da inflação.

Colocada entre os pontos críticos pela Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, a construção da Linha Violeta está a trabalhar com prazos muito apertados. Previa-se que a obra ficasse pronta no final de 2025. Agora, a meta é concluir no final de 2026, “muito em cima do final” do PRR, reconheceu Duarte Cordeiro.

Para o prazo não derrapar mais, o ministro conta que a Declaração de Impacto Ambiental desta obra seja aprovada nas próximas semanas, para se poder “lançar procedimento de contratação da empreitada e do material circulante ainda neste semestre”. Caso este cenário não seja cumprido, “pode haver faseamento do projeto”. Isto é, “parte da obra pode ficar concluída dentro do PRR e outra mais tarde”. Numa obra como esta, “temos de encarar isto com naturalidade”.

A Linha Violeta do Metro de Lisboa terá 19 estações e cerca de 13 quilómetros de extensão, ligando o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado. Como será um metro ligeiro, para aceder à restante rede do Metro de Lisboa, com veículos pesados, será necessário mudar de comboio na estação de Odivelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construção da linha Loures-Odivelas do Metro de Lisboa dispara 56%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião