Aveiro bate recorde de turistas em 2022

Aveiro bate recorde de turistas em 2022 com 404.783 dormidas, mais 32.213 do que em 2019. Também disparou o número de visitantes a museus.

“O ano de 2022 foi o melhor de todos em termos de turismo em Aveiro, batendo o de 2019 que tinha sido o melhor até então. Pela primeira vez, ultrapassámos a barreira das 400 mil dormidas e os 170 mil visitantes nos espaços museológicos”, avançou ao Eco/Local Online o presidente da Câmara Municipal Ribau Esteves, adiantando que Aveiro é o município convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que arranca a 1 de março.

A cidade de Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa, registou, assim, 404.783 dormidas em 2022, mais 32.213 do que em 2019; o que representa uma subida de 8,6%, de acordo com dados recolhidos pela autarquia e pelo Turismo Centro de Portugal. Os meses de agosto (55.758 dormidas), julho (47.763) e setembro (41.027) foram os mais relevantes. Ainda assim, a maior subida registou-se durante o mês de fevereiro com 21.892 dormidas que superou o mês homólogo de 2019 (18.604) em 17,6%.

De acordo com a autarquia, o número de dormidas mensais, durante o ano de 2022, “foi sempre superior ao ano pré-pandemia de 2019”. A exceção ocorreu em janeiro com 15.117 dormidas face às 17.433 contabilizadas em 2019 (menos 2.316 estadias) assim como no mês de março que registou menos 656 dormidas.

Os portugueses continuam a liderar o turismo em Aveiro, a que se seguem os cidadãos espanhóis, franceses, holandeses e alemães.

Estes resultados turísticos são fruto do trabalho e de uma sólida estratégia da Câmara Municipal de Aveiro e do Turismo Centro de Portugal, assim como das empresas privadas na área da hotelaria e da restauração que têm vindo a oferecer a cada ano mais e melhores serviços a quem visita a cidade.

Ribau Esteves

Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Destaque ainda para a subida do número de visitas a museus e espaços museológicos com 170.297 visitantes contabilizados, bem mais do que os 167.063 sinalizados em 2019, antes da pandemia da Covid-19. Verificou-se, assim, um crescimento de 1,9% em 2022 comparativamente a 2019, principalmente na segunda metade do ano.

O autarca social-democrata considera que “estes resultados turísticos são fruto do trabalho e de uma sólida estratégia da Câmara Municipal de Aveiro e do Turismo Centro de Portugal, assim como das empresas privadas na área da hotelaria e da restauração que têm vindo a oferecer a cada ano mais e melhores serviços a quem visita a cidade”. Ribau Esteves aponta ainda como fatores determinantes para este crescimento “as opções turísticas e marítimo-turísticas” que têm vindo a ser implementadas pelo município.

“Os investimentos da Câmara Municipal de Aveiro na cultura e no ambiente, pilares base onde assenta a nossa promoção turística, são fundamentais para continuarmos a registar bons resultados em matéria de turismo”, sustenta Ribau Esteves, destacando o momento alto que a cidade vai viver em 2024 como Capital Portuguesa da Cultura.

Um dos momentos-chave deste ano será ainda a presença na BTL como município convidado que o autarca social-democrata considera ser “da maior importância para o marketing territorial e a promoção turística de Aveiro, estando em desenvolvimento os trabalhos de preparação da operação especial, Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024″.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aveiro bate recorde de turistas em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião