Professora da Universidade de Aveiro é a nova secretária de Estado da Habitação

Maria Fernanda Rodrigues vai substituir Marina Gonçalves, que sobe a ministra da Habitação depois da demissão de Pedro Nuno Santos.

Maria Fernanda Rodrigues é a nova secretária de Estado da Habitação, substituindo Marina Gonçalves, que sobe a ministra da Habitação depois da demissão de Pedro Nuno Santos.

Maria Fernanda da Silva Rodrigues tem 60 anos, é natural de Águeda, Aveiro, e conta com um extenso currículo na área da Engenharia Civil, onde se incluem a construção sustentável e tecnologias da construção, entre outros. Ao contrário da maioria dos governantes, Maria Fernanda Rodrigues nunca esteve ligada à política.

Maria Fernanda Rodrigues é a nova secretária de Estado da HabitaçãoD.R.

É licenciada em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e mestre em Engenharia Humana pela Faculdade do Minho, refere o seu perfil no LinkedIn. Em 2005 tirou um doutoramento em Engenharia Civil na Universidade de Aveiro, cujo tema da tese foi “Estado de Conservação de Edifícios de Habitação a Custos Controlados”.

É, desde 2001, professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e ainda diretora da licenciatura e do mestrado em Engenharia Civil na mesma universidade.

Em abril de 2022 foi nomeada presidente da Mesa da Assembleia da Região Centro da Ordem dos Engenheiros para o mandato 2022-2025.

Conta ainda com vários projetos de investigação, tais como o “Projeto de Reabilitação do Centro Histórico de Campinas”, no Brasil, ou a elaboração dos Planos de Manutenção Preventiva dos bairros de habitação social municipal do Porto.

Maria Fernanda Rodrigues substitui, assim, Marina Gonçalves, que passa a ser ministra da Habitação. Após a demissão de Pedro Nuno Santos, o primeiro-ministro decidiu separar a Habitação das Infraestruturas e criar dois ministérios.

Marina Gonçalves e Maria Fernanda Rodrigues têm pela frente uma das grandes lacunas do país: o problema do acesso à habitação. Numa altura em que os preços das casas são insustentáveis para uma grande parte da população, unem-se esforços para criar rendas acessíveis para a classe média.

Um dos planos do Governo, anunciado em 2019, passa pela reabilitação do património devoluto do Estado, mas isso continua sem sair do papel.

(Notícia atualizada às 11h09 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Professora da Universidade de Aveiro é a nova secretária de Estado da Habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião