Tesla, EDP e Continente são as marcas em destaque em barómetro de inovação
A Tesla destacou-se no eixo da inovação, enquanto a EDP e o Continente/Missão Continente foram os vencedores das categorias sustentabilidade e sociedade/temas sociais, respetivamente.
Já são conhecidos os resultados do novo barómetro Innovation Scope 2022, realizado através de uma análise da consultora Scopen na área de Inovação. Geral, sustentabilidade e sociedade são os três eixos analisados.
A Tesla é a marca líder no eixo geral da inovação, obtendo 45% das respostas, e tendo destronado a Apple que caiu deste modo para o segundo lugar (em relação ao ano anterior), sendo seguida pela Samsung, a fechar o pódio. Segue-se a Pfizer, Xiaomi, Amazon, Google, Microsoft, Space X, Facebook, Netflix, Vodafone, EDP, Uber e NOS.
Entre os grandes temas na inovação, os entrevistados destacaram os carros elétricos ou híbridos (35%), bem como a tecnologia 5G, a vacina covid, a inovação em Smartphones e a Internet/IoT (Internet of Things), a Banca Digital, a Saúde e os Streamings.
No campo da sustentabilidade, e à semelhança do ano anterior, a marca mais nomeada pelos portugueses é a EDP, seguida pela Tesla e a Galp. Continente, L’oréal, Salsa, Iberdrola, Apple, H&M, Samsung, Toyota, Endesa, Mango, Ikea e Delta, compõe o restante rol das 15 marcas com mais nomeações.
Como grandes temas da sustentabilidade foram eleitos os das novas energias e as energias verdes (43%) e da reciclagem (27%), sendo que o tema das novas energias ganhou destaque “sobretudo a partir do segundo trimestre, com o aumento do preço do combustível e a guerra”, refere-se no relatório. Entre os principais temas da Sustentabilidade, encontram-se ainda as alterações climáticas, a proteção do ambiente e a economia circular, bem como os carros elétricos, a poluição ou a escassez de recursos naturais.
Quanto à Sociedade e às Causas Sociais, e tal como no ano ano anterior, o Continente/Missão Continente foi a marca mais lembrada pelos inquiridos “pelo seu contributo e relevância na sociedade e em temas socais”, seguindo-se a UNICEF e a Cruz Vermelha. As restantes 12 marcas mais destacadas foram o Banco Alimentar, a EDP, o Pingo Doce, a Nestlé, a Delta, a Cáritas, a Santa Casa, o MCDonald’s, a Vodafone, a Nike, o Lidl e a ONU.
Entre os grandes temas nesta vertente, os portugueses evidenciaram a guerra e a pobreza, naqueles que foram os dois asuntos de “maior relevância e preocupação dos portugueses ao longo do ano 2022”, seguindo-se a saúde, discriminação racial, crise económica, alterações climáticas, as desigualdades sociais e no acesso à educação, o desemprego e a fome. No ano transato a pobreza era o tema mais mencionado, sendo igualmente incluídos os temas do racismo, igualdade de género e refugiados.
Para Alexandra Machás, managing director da SCOPEN Portugal, este barómetro “teve como primeiro grande insight percebermos o que as pessoas entendem sobre cada um destes três temas, se as marcas querem ‘falar’ aos consumidores. Por outro lado, perceber os temas mais relevantes que podem inspirar à atuação estratégica das marcas no apoio a cada uma destas áreas, e por outro lado, quais as marcas que os portugueses vêem como aquelas que de facto têm vindo a destacar-se”, começa por explicar.
“Outro insight que consideramos interessante é ver que os três eixos ‘convergem’. A inovação, Sustentabilidade e o eixo da Sociedade têm um overlapp, a melhor estratégia para as marcas será no futuro caminharem para integrar este três eixos na sua forte aposta de inovação ao futuro, aliadas aos eixos da sustentabilidade e da sociedade“, prossegue em comunicado.
“A Tesla, EDP e Continente/Missão Continente já criam um overlap interessante nos três eixos pelos resultados e relevância das ações que estas marcas têm vindo a construir e que ajudarão substancialmente a um futuro com uma necessidade urgente de transformação com o reconhecimento dos consumidores. No momento estamos a estudar a integração de mais dois eixos estratégicos no barómetro de forma a podermos ampliar a valorização das marcas junto dos consumidores e incluir outros temas que contribuem para esta valorização’’, prossegue ainda Alexandra Machás.
O Barómetro surgiu em 2021, visando “acompanhar as grandes tendências de temas associados a cada um dos eixos na perspetiva dos consumidores, destacando as marcas que mais fortemente contribuem para um futuro em transformação“.
Nesta nova edição, cuja sondagem decorreu entre 2021 e 2022, a SCOPEN pretendeu investigar com maior detalhe dois pontos “principais”, nomeadamente “quais os temas que os portugueses associam à Inovação, à Sustentabilidade e à Sociedade, como temas que consideram mais relevantes em cada um dos 3 eixos?” e “quais as marcas que os portugueses destacam na Inovação, Sustentabildiade e Sociedade como marcas que mais têm contribuído em cada área?”.
Os resultados foram obtidos através de respostas “totalmente espontâneas (Top-of-Mind e até mais duas nomeações)”, o que “representa das melhores e mais fortes métricas que podemos obter de uma investigação, nomeadamente quando queremos analisar tendências e flutuações sazonais, ou analisar a consistência de resultados”, explica Alexandra Machás. Foram feitas quatro mil entrevistas a nível nacional a indivíduos com idades entre os 16 e os 65 anos.
A SCOPEN é uma consultora espanhola que atua desde 1990 em Espanha e 2003 em Portugal. Atualmente está presente em 12 países.
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