Passadiços do Mondego são maior ponto de atração turística da região da Guarda

  • Lusa
  • 15 Março 2023

 Câmara da Guarda diz que Passadiços do Mondego são a maior atração turística da região. Já teve 45 mil visitantes desde que abriu em novembro de 2022.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, considerou, esta quarta-feira, que os Passadiços do Mondego são “talvez, neste momento, o maior ponto de atração” turística da região. Desde a abertura, em novembro de 2022, já foram visitados por cerca de 45 mil pessoas.

Os Passadiços do Mondego representaram um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, cofinanciados em 85% por fundos europeus, no âmbito do Centro 2020, FEDER. “Com aquele grande investimento que fizemos na promoção e divulgação […], os Passadiços do Mondego são falados em todo o país e em toda a Espanha“, sublinhou Sérgio Costa.

Para o autarca, é “muito importante” que o município continue a promover a afirmação dos Passadiços do Mondego e da região. “[O local] é, talvez, neste momento, o maior ponto de atração na nossa região. E queremos que continue assim, durante muitos e bons anos”. Os Passadiços do Mondego estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

“E, estando a Guarda considerada como o Grande Destino Gastronómico do ano, tudo isto deve-se associar tudo isto para as pessoas virem e fazerem as suas caminhadas nos Passadiços do Mondego, tirarem as suas fotografias, deliciarem-se com os nossos belíssimos pratos regionais”, afirmou.

Sérgio Costa adiantou que os Passadiços do Mondego, que foram inaugurados a 6 de novembro de 2022, tiveram inicialmente o acesso gratuito. Mas agora já está a ser cobrada entrada pelo valor de um euro. O autarca espera ter um elevado número de visitantes na Páscoa, primavera e verão.

Por ocasião da inauguração, Sérgio Costa considerou tratar-se de um “investimento fundamental para o turismo da Guarda e para toda a região” e que seria “a âncora regional para o turismo e para o lazer no território.

Com um percurso pelas margens do rio Mondego e os seus afluentes de cerca 12 quilómetros, os passadiços começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale do Mondego, nos territórios das localidades de Trinta, Vila Soeiro. e terminando já na montanha, em Videmonte.

“O percurso aproveita cinco quilómetros de caminhos já existentes e integra uma zona de sete quilómetros de travessias, passadiços e três pontes suspensas com paisagens de cortar a respiração e onde abundam as veredas, açudes, cascatas, levadas e moinhos”, segundo o município da Guarda.

O itinerário compreende geossítios como o Miradouro do Mocho Real, escombreiras e cascalheiras do Alto Mondego e ainda os vestígios de património industrial de antigas fábricas e engenhos de lanifícios. Ou de produção de eletricidade (na aldeia de Trinta), “testemunhos de um passado ligado à indústria têxtil deste território, onde teve origem o afamado cobertor de papa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passadiços do Mondego são maior ponto de atração turística da região da Guarda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião