Antigo Hotel de Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal

"Resolvemos um dos problemas mais difíceis: o hotel da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal, da rede Enatur, já que é um empreendimento vital", anunciou António Costa Silva.

O antigo Hotel de Turismo da Guarda, desafetado do Programa Revive por o mercado não ter respondido às ofertas públicas, já tem solução. Vai ser integrado na rede das Pousadas de Portugal, anunciou esta terça-feira o ministro da Economia.

“Deixo aqui o anúncio aos senhores deputados de que resolvemos um dos problemas mais difíceis: o hotel da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal, da rede Enatur, já que é um empreendimento vital”, anunciou António Costa Silva, na comissão de Economia e Obras Públicas.

O edifício do Hotel Turismo da Guarda foi vendido em 2010, pela Câmara Municipal então liderada pelo autarca socialista Joaquim Valente, ao Turismo de Portugal, por 3,5 milhões de euros, para ser recuperado e transformado em hotel de charme com escola de hotelaria. Mas o projeto não saiu do papel e o imóvel está de portas fechadas e a degradar-se. O hotel, inaugurado na década de 1940, foi a primeira unidade hoteleira da cidade mais alta do país.

O hotel, propriedade do Instituto do Turismo de Portugal, pelas suas características históricas e arquitetónicas, integrava a lista de imóveis afetos ao Programa Revive, mas foi desafetado deste programa em outubro, por o mercado não ter respondido às ofertas públicas e para se tentar encontrar “soluções alternativas”, como indicava o despacho do Governo.

A possibilidade de essa solução passar pela Grupo Pestana e pelas Pousadas de Portugal já era avançada em novembro do ano passado pelo Jornal Terras da Beira, explicando que faltava apenas a autorização do Ministério das Finanças à proposta que tinha sido aprovada pelo conselho diretivo do Turismo de Portugal “tendo em vista a celebração de um contrato de arrendamento com um operador económico”, escrevia o jornal.

Costa Silva anunciou ainda que o programa Revive tem 20 contratos assinados e dois estão já em exploração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo Hotel de Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião