Media

Marcelo Rebelo de Sousa foi o protagonista da TV em fevereiro

Rafael Ascensão,

A RTP1, SIC e TVI emitiram, em conjunto, 239 horas de informação em fevereiro. Este valor representa uma quebra de 10.6% face ao mês anterior.

Protagonista em 193 notícias, num total de oito horas e um minuto. São estes os números que refletem a liderança em exposição mediática na televisão de Marcelo Rebelo de Sousa durante o mês de fevereiro.

A seguir ao Presidente da República, mas ainda a uma boa distância, surge o primeiro-ministro António Costa, que protagonizou 123 notícias, com seis horas e 17 minutos de duração. Luís Montenegro, líder do PSD, é o responsável por fechar o pódio, ao ser protagonista em 74 notícias com um total de três horas e 12 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da Marktest.

A estes segue-se o líder do Chega, André Ventura (74 notícias, duas horas e 59 minutos de duração) e Manuel Pizarro, ministro da Saúde (78 notícias, duas horas e 54 minutos de duração). Mário Nogueira (líder da FENPROF), André Pestana (líder do S.T.O.P.), Carlos Moedas (presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Catarina Martins (coordenadora do Bloco de Esquerda) e Fernando Medina (ministro das Finanças), fecham a lista das 10 pessoas com maior presença na informação televisiva durante o mês de fevereiro.

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais notíciários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de fevereiro, em conjunto, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 239 horas de informação regular. Este valor representa uma quebra de 10.6% face ao mês anterior e uma subida de 3.3% face ao mesmo período de 2022.

Os três canais contabilizaram uma emissão total de 6.523 notícias – num decréscimo mensal de 15.3% e uma subida homóloga de 9.4% -, com uma média diária de 2 horas e 51 minutos por canal.

Dois minutos e 12 segundos foi a duração média das notícias, ou seja, mais 7 segundos que a média registada em janeiro, tendo o TVI Jornal (antigo Jornal da Uma) sido o programa que emitiu mais trabalhos, num total de 1.254 peças. O Jornal da Noite, da SIC, encabeça em termos de tempo de transmissão, com um total de 42 horas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.