Negócios +M

Raul Azevedo é o novo CEO da Ivity, Carlos Coelho e Paulo Rocha mantém participação de 90%

Carla Borges Ferreira,

Um ano depois de ter estado em vias de mudar de mãos, a Ivity Brand Corp. apresenta um novo CEO, nova identidade e planos de crescimento. Agência volta a colocar a internacionalização na mira.

Carlos Coelho e Paulo Rocha, fundadores da Ivity Brand Corp., entregaram a gestão da agência a Raul Azevedo, o novo CEO da empresa. Carlos Coelho, que acumulava a função de CEO com a de chairman, mantém-se como presidente da Ivity, mas “há agora uma gestão profissional”, explica ao +M. Apostar na internacionalização “com consistência” está igualmente nos planos.

A mudança na gestão da agência pretende abrir caminho para um “modelo de sustentabilidade geracional” e, para já, não tem impacto na estrutura acionista da empresa, detida a 90% pelos dois sócios fundadores, ambos com 45%. Desde o último ano também Diana Carvalhido e Rita Pinto, ambas da equipa, passaram a sócias da agência, cada uma com 5%.

O contrato de Raul Azevedo, com a duração de quatro anos, prevê como parte dos incentivos que o antigo vice-presidente comercial do Rock in Rio para os EUA, Brasil e América Latina e ex diretor de desenvolvimento de negócios e marketing da SIC também possa vir a entregar a estrutura acionista da agência, adianta Carlos Coelho ao +M.

Raul Azevedo foi convidado para implementar o plano que o próprio, enquanto consultor, desenhou para a agência, conta Carlos Coelho, e a solução agora encontrada é bastante diferente da que esteve em cima da mesa no último ano, altura em que a Ivity esteve em vias de mudar de mãos.

Houve um contrato de promessa assinado“, confirma Carlos Coelho. O contrato foi com o grupo Independence, de Carlos Cardim e João Maria Pinto Gonçalves, que no início de 2021 também lançaram a agência de eventos GR8.

De acordo com o site de registos de atos societários, os dois empresários chegaram a entrar na administração da Ivity no início de março do último ano, tendo Carlos Coelho e Paulo Rocha, presidente e vogal, cessado funções. Em novembro dá-se o movimento contrário, com a renúncia dos dois empresários.

O contrato não avançou, desenhamos uma alternativa e vamos investir de outra forma“, explica Carlos Coelho. A alternativa passou então por encomendar a um consultor — Raul Azevedo — um plano estratégico para a agência e “desenhar uma agenda de crescimento“.

Esta consiste no lançamento de uma escola de marcas, a The School of Brands, e de um novo espaço, o Rocket Shop, uma “loja do futuro” que pretende “funcionar como plataforma física e digital para acelerar a forma como as marcas, empresas e pessoas se lançam para o futuro”. Dois projetos que já estavam a ser pensados e que, mantendo-se a estrutura acionista, vão ser desenvolvidos no universo Ivity e não de forma autónoma pelos dois fundadores da agência.

Em simultâneo, prossegue Carlos Coelho, a aposta será na internacionalização, “com consistência”. O regresso a Angola — mercado que chegou a representar 50% da faturação da agência e do qual tiveram que sair há acerca de 10 anos — Brasil e mesmo Espanha são opções.

Com uma equipa de 30 pessoas, Carlos Coelho reconhece que “os últimos anos foram muito difíceis”, com resultados “só marginalmente positivos”. 2022 terá sido melhor e este é um ano de crescimento, diz.

Nova etapa assinalada com nova identidade

Para marcar esta nova etapa, a Ivity tem também uma nova identidade visual. “Somos agora duas gerações que no seu conjunto valorizam as marcas de Portugal há 38 anos. Estamos a acelerar a nossa mudança, mas continuaremos a ser os estruturalistas das marcas, os que olham com profundidade, conceptualizam com criatividade e executam com intemporalidade. Mudámos a nossa marca, para nunca deixarmos de sonhar”, refere Carlos Coelho, citado em comunicado.

Desde 1985, que somos a referência na criação de marcas em Portugal. Queremos continuar a crescer com poesia e economia, os valores que sempre nos acompanharam e que levaremos, sempre, para o futuro. Em todas as vertentes, há uma nova geração da marca Ivity”, acrescenta Paulo Rocha, no mesmo comunicado.

Integro hoje uma Ivity conectada com uma nova geração, aberta a novos modelos de negócio digitais e posicionada para se internacionalizar”, diz, por seu turno, Raul Azevedo.

Com a entrada do novo CEO, Carlos Coelho não esconde que terá mais tempo para projetos próprios — como os dois livros que tem vindo a adiar ou uma maior dedicação a marcas territoriais — mas, mesmo deixando de exercer algumas funções, a saída a curto prazo não está prevista. “As empresas muito pessoalizadas têm tendência para acabar, se não for acautelada uma nova geração. Estamos no tempo certo para o fazer. Não temos pressa para sair, vamos dar tempo a esta nova geração“, resume em conversa com o +M.

Galp, Telecel, TAP, Multibanco, Yorn, RTP, CTT, Sonae, Sogrape ou Fidelidade são algumas das marcas desenhadas pela Ivity ao longo dos últimos 15 anos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.