Media

Presidente do Sindicato dos Jornalistas está a acompanhar buscas na Impala

Carla Borges Ferreira,

Os jornalistas da Impala estão a trabalhar a partir de casa. Na manhã desta quinta-feira foram informados de que as instalações estariam fechadas.

Luís Filipe Simões, presidente do Sindicato dos Jornalistas, está a acompanhar as buscas à Impala. O representante da entidade sindical que representa os jornalistas foi intimado ontem para se apresentar, às 8h desta quinta-feira, no Tribunal de Sintra, conta ao +M/ECO. O motivo só foi revelado esta manhã, altura em que foi desencadeada a operação Última Edição.

De acordo com o Estatuto do Jornalista, o material utilizado pelos jornalistas também só pode ser apreendido “mediante mandado de juiz, nos casos em que seja legalmente admissível a quebra do sigilo profissional” e “a busca em órgãos de comunicação social só pode ser ordenada ou autorizada pelo juiz, o qual preside pessoalmente à diligência, avisando previamente o presidente da organização sindical dos jornalistas com maior representatividade para que o mesmo, ou um seu delegado, possa estar presente, sob reserva de confidencialidade”.

Luís Filipe Simões está assim a assistir às buscas e a garantir que o material dos jornalistas está a ser salvaguardado. Ao que sabe o +M/ECO, as instalações da Impala são utilizadas pelos jornalistas sobretudo nos dias de fecho das edições em papel da Nova Gente, TV7 Dias e Maria, títulos semanais.

Hoje, no entanto, o edifício estará vazio. Esta manhã terá sido enviado um email para os funcionários do grupo, no qual fio dito que esta quinta-feira as instalações da empresa estariam fechadas, pelo que o trabalho seria feito a partir de casa.

Luís Filipe Simões deparou-se assim com uma empresa sem jornalistas. A redação, de resto, é também um espaço com capacidade para cerca de cinco ou seis jornalistas.

Apesar das buscas, as redações estarão a trabalhar a partir de casa, não impedindo o processo em curso que o façam. Com exceção de um período no qual ficaram momentaneamente sem acesso ao servidor, “os jornalistas estarão em casa, a fazer o seu trabalho”, diz o responsável sindical.

A Nova Gente desta semana chegou ontem às bancas e a TV7 Dias chega à quinta-feira.

Apesar de formalmente os jornalistas não estarem impedidos de trabalhar, até ao momento o +M/ECO não conseguiu confirmar se as publicações vão continuar a ser editadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.