Oliveira de Azeméis investe 4,6 milhões de euros nas redes de água e saneamento
Câmara de Oliveira de Azeméis vão investir 4,6 milhões de euros na expansão das redes de água e de saneamento. O que vai permitir aumentar em 60% as taxas de cobertura.
As redes de água e saneamento de Oliveira de Azeméis vão ser alargadas mediante um investimento de 4,6 milhões de euros, revelou esta segunda-feira a autarquia do distrito de Aveiro, que vai aumentar 60% as taxas de cobertura.
Incidindo na freguesia de Fajões, a empreitada abrange 3,6 milhões de euros suportados por verbas da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis — cofinanciada em 850.000 euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos — e um milhão de euros a cargo da empresa Águas do Douro e Paiva.
“A intervenção vem satisfazer uma velha aspiração da população, que finalmente vai poder usufruir de duas importantes infraestruturas básicas para ver aumentada a sua qualidade de vida”, declarou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira.
Os trabalhos na freguesia com cerca de 2.900 habitantes já estão a decorrer, foram confiados à empresa Lousa Estradas e terão um prazo de execução de 13 meses.
A intervenção vem satisfazer uma velha aspiração da população, que finalmente vai poder usufruir de duas importantes infraestruturas básicas para ver aumentada a sua qualidade de vida.
No caso da água, a empreitada prevê a criação de 21 quilómetros de condutas, que inclui uma adutora específica para abastecer o novo reservatório da vila. Já no que se refere ao saneamento, a obra permitirá construir mais 14 quilómetros de rede, o que irá servir 2.500 habitantes da freguesia.
Uma vez concluída a intervenção global, Fajões registará um significativo avanço na taxa de cobertura pelas referidas infraestruturas: ao nível da rede de distribuição de água, a freguesia passará de 30% para 93,5% de cobertura; no domínio do saneamento, a atual taxa de 10% subirá para 70%.
Joaquim Jorge Ferreira admitiu que, até abril de 2024, a população local irá ser afetada pelos “habituais constrangimentos” resultantes deste tipo de empreitada, gantindo, contudo, que “as vias afetadas pelas obras serão requalificadas“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Oliveira de Azeméis investe 4,6 milhões de euros nas redes de água e saneamento
{{ noCommentsLabel }}