Consórcio reforça empreendedorismo na região de Aveiro

Municípios, associações comerciais e Universidade de Aveiro unem-se para arrancar com projeto INOV@IERA - Inovação no apoio ao empreendedorismo na região.

Fomentar o empreendedorismo e a inovação empresarial, mediante a criação de empresas e a atualização e desenvolvimento do tecido empresarial já existente para se posicionarem num mercado cada vez mais competitivo. É este o grande propósito do projeto INOV@IERA – Inovação no apoio ao empreendedorismo na região de Aveiro, que faz ainda a ponte entre o tecido empresarial e empreendedores, assim como estimula a criação e a “concretização de soluções inovadoras e mais eficazes, eficientes e sustentáveis”.

Com um custo elegível na ordem dos 407 mil euros, o projeto conta com cofinanciamento dos programas CENTRO 2020 e Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu. Alicerçado em cinco eixos de intervenção — empreender, conectar, inovar, comunicar e gerir –, o projeto INOV@IERA resulta de uma parceria entre a AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a Universidade de Aveiro.

O consórcio pretende, assim, “promover o empreendedorismo qualificado e criativo” nos 11 municípios que integram o âmbito territorial abrangido pela CIRA. Entre eles estão Aveiro, Ovar, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

O INOV@IERA foi criado para reforçar o apoio prestado aos empreendedores da região de Aveiro, apostando numa abordagem inovadora, não só ao nível da sensibilização e capacitação, mas também através da cooperação com empresas recém-criadas e já existentes.

Fernando Paiva de Castro

Presidente da AIDA

Envolver entidades regionais de diversas esferas, desde instituições de Ensino Superior, passando por incubadoras e associações industriais até ao Parque de Ciência e Inovação de Aveiro, é outro dos trunfos deste projeto.

“O INOV@IERA foi criado para reforçar o apoio prestado aos empreendedores da região de Aveiro, apostando numa abordagem inovadora, não só ao nível da sensibilização e capacitação, mas também através da cooperação com empresas recém-criadas e já existentes, contribuindo para a sua adaptação à mudança,” descreve o presidente da AIDA CCI, Fernando Paiva de Castro.

Entre os vários objetivos a cumprir estão a internacionalização da economia regional, a valorização do ecossistema de inovação regional, além da implementação de políticas públicas integradas e direcionadas para o emprego.

O projeto visa ainda reter talentos na região assim como “facilitar o acesso a canais de suporte financeiro para novos negócios e projetos”. A criação de novos produtos, serviços e negócios sociais, assim como estimular a articulação entre agentes e mercados, e incentivar a aprendizagem colaborativa, interdisciplinar e inclusiva são mais algumas das metas a cumprir neste projeto.

Atividades a desenvolver no projeto INOV@IERA:

  • Dotar os empresários de conhecimento mais aprofundado relativamente a um conjunto de temáticas fundamentais para o aumento da competitividade regional.
  • Identificar os principais problemas/necessidades do tecido empresarial e encontrar soluções, através do diálogo entre empresas e entidades do ecossistema empreendedor da região.
  • Criar um portefólio digital de ideias de negócio para a região.
  • Promover interações entre empreendedores e empresas, com o objetivo de fomentar novas oportunidades de cooperação e internacionalização.
  • Reforçar a promoção da marca “Aveiro Região Empreendedora”.
  • Reconhecimento da região de Aveiro, a nível nacional, como ecossistema empreendedor e impulsionador do estímulo empresarial e do desenvolvimento económico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consórcio reforça empreendedorismo na região de Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião