Câmara de Lisboa aprova acordo que disponibiliza 18 casas a polícias

  • Ana Petronilho
  • 29 Março 2023

Acordo da Gebalis prevê que os serviços sociais da PSP paguem renda com um desconto de 40% face aos valores do mercado.

A Câmara de Lisboa deverá aprovar esta quarta-feira um protocolo para disponibilizar 18 habitações aos funcionários civis da PSP e polícias deslocados, adiantou ao ECO a autarquia liderada por Carlos Moedas.

As casas que vão ficar disponíveis têm várias tipologias – desde T4 a T1 – e 12 fogos estão situados no bairro Alfredo Bensaúde, nos Olivais, e os restantes seis no bairro Padre Cruz, em Carnide.

Este protocolo, que é esta quarta apreciado em reunião de Câmara, resulta de uma parceria entre a Gebalis – empresa de gestão dos bairros municipais – com os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública e cria uma bolsa de fogos para que os agentes vivam “de forma temporária” em coabitação.

A renda será paga pelos serviços sociais da PSP à Gebalis e vai ser alvo de um desconto de 40% sobre o preço de mercado. O acordo vai ter um prazo de dois anos, podendo ser automaticamente renovado, salvo a denúncia com 60 dias de antecedência, por alguma das partes, lê-se no documento enviado ao ECO que vai ser analisado pela autarquia.

Além dos polícias, a Câmara de Lisboa tem um programa de apoio para os professores deslocados através de um subsídio municipal ao arrendamento acessível, em que a autarquia suporta “um terço da renda” em contratos celebrados este ano.

O último concurso para este apoio terminou a 28 de fevereiro mas está prevista a abertura de um novo período de candidaturas no início de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Lisboa aprova acordo que disponibiliza 18 casas a polícias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião