Ideias +M

Microsoft vai lançar plataforma para apoiar jornais locais e independentes em 100 países

Rafael Ascensão,

Uma vez lançada, a plataforma será disponibilizada para meios de comunicação locais e independentes em mais de 100 países. Portugal não está incluído nesta primeira fase.

A Microsoft, a Internews e a USAID (United States Agency for International Development) anunciaram uma parceria público-privada de modo a desenvolver o “Media Viability Accelerator“. A novidade foi revelada pela Microsoft em comunicado.

O objetivo é ajudar meios de comunicação independentes de vários pontos do mundo a tornar-se financeiramente sustentáveis através do acesso a outras perspetivas de mercado e soluções de negócio, justifica o comunicado.

Através desta nova plataforma, um determinado media vai ter acesso a um conjunto de informações de outros títulos a nível global, de forma a conhecer as várias soluções que estão a funcionar e outros pontos do planeta e que talvez se apliquem a si.

O Media Viability Accelerator (MVA) é composto por duas componentes, o MVA Insights e o MVA Solutions.

O MVA Insights consiste numa plataforma que irá, de forma gratuita, recolher e disponibilizar informação dos e para os vários meios de comunicação, para que estes possam aprender com os seus congéneres e as suas realidades. Os media participantes vão ainda ter acesso a uma ferramenta de visualização e receber alertas diários sobre a sua performance. Isto pode incluir aprendizagens de como ser viável em comunidades rurais ou exemplos de como conseguir contornar mudanças nas condições económicas.

Neste âmbito, a Microsoft vai contribuir com a agregação e análise de informação através de inteligência artificial, a visualização de dashboards e de serviços de nuvem.

Quanto à componente de MVA Solutions, esta vai colocar à disposição um conjunto de soluções de negócio que os meios de comunicação podem usar para encontrar investidores, financiadores, publicitários, soluções tecnológicas e conselheiros. A Microsoft e a Internews vão providenciar updates regulares, sendo que as organizações de media podem também usar a plataforma de modo a partilhar soluções com outros meios de comunicação para que estes possam replicar no seu ecossistema.

O jornalismo ao redor do mundo enfrenta uma ameaça dupla: repressão e falência“, diz em comunicado Jeanne Bourgault, presidente e CEO da Internews, uma organização sem fins lucrativos que ajuda meios de comunicação independentes em 100 países, referindo que na última década já fecharam milhares de meios de comunicação e que o Media Viability Accelerator surge para ajudar a “reverter essa tendência”.

“O jornalismo independente é essencial para uma democracia saudável e vibrante, mas a tecnologia tem provocado a erosão dos modelos de negócios tradicionais. A nossa esperança é que a agregação de informação e a ferramenta de visualização proporcionadas através de inteligência artificial ofereçam aos meios de comunicação uma espécie de informação de mercado que eles precisam para se tornarem financeiramente sustentáveis“, disse, por sua vez, Brad Smith, presidente da Microsoft.

A Internews aceitou registar até cerca de 500 meios de comunicação em seis meses, focando-se naqueles oriundos de países com poucos recursos ou de democracias emergentes. A Internews não está presente em Portugal, pelo que não é provável que esta funcionalidade esteja ao alcance dos meios de comunicação portugueses.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional vai suportar a plataforma e monitorizar o projeto. A Free Press Unlimited, a Global Forum for Media Development, a IREX, a SembraMedia e a Thomson Reuters Foundation são as outras organizações que apoiam o projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.