O conteúdo é tudo!

  • Maria Domingas Carvalhosa
  • 3 Abril 2023

Não haja dúvida que, depois desta crónica, e apesar da campanha de contestação global que começa a surgir por parte de muitas figuras públicas, demos agora um passo atrás no ‘body shaming’.

É extraordinário como ainda se ocupa espaço nos meios de comunicação social com opiniões injuriosas, depreciativas e sem qualquer valor. O artigo de Alexandre Pais sobre as características físicas de Maria Botelho Moniz e de Cristina Ferreira mostra mais sobre o caráter, profissionalismo e interesse intelectual do articulista do que sobre as visadas.

Um articulista que não tem mais nada para nos dizer no seu espaço de opinião do que exprimir opiniões sobre o peso, o ‘styling’, o estilo de vida e as necessidades de exercício de uma qualquer figura pública está fora de prazo. Esgotou as suas capacidades. É que, ao contrário do que prega Alexandre Pais, em jornalismo, a imagem não é tudo, o conteúdo, sim, é tudo.

Ouve-se que o Correio da Manhã não devia ter publicado tal artigo. Não concordo. A única crítica a ser feita ao jornal poderá ser não ter ainda percebido a falta de conteúdo do seu articulista. O espaço de opinião deve continuar a ser um espaço de liberdade e de pluralidade, uma liberdade responsável e idealmente construtiva. Não concordo com o bloqueio de opiniões da mesma forma que não concordo com as campanhas de censura promovidas por movimentos do ‘politicamente correto’ que estão, por exemplo, a retirar das prateleiras autores clássicos de literatura infantil como Roald Dahl ou Enid Blyton.

Ainda há bastantes ‘Alexandres Pais’, basta ver as páginas de comentários das redes sociais, só que os outros, não têm a responsabilidade pública apresentada por quem assina, semanalmente, uma crónica no diário de maior tiragem nacional.

Não haja dúvida que, depois desta crónica, e apesar da campanha de contestação global que começa a surgir por parte de muitas figuras públicas, demos agora um passo atrás no ‘body shaming’. Milhares de mulheres anónimas e, necessariamente inseguras, irão pensar duas vezes antes de voltar a colocar o seu vestido de mangas à cava para levar a uma reunião de trabalho.

Felizmente, o mundo tem muito mais que ‘Alexandres Pais’ e mulheres cada vez mais preparadas pessoal e profissionalmente e o jornalismo de hoje é também muitíssimo mais sofisticado do que o jornalismo de Alexandre Pais. É um jornalismo de conteúdos. Por isso, hoje, #somostodosmarias.

  • Maria Domingas Carvalhosa
  • CEO da Wisdom

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O conteúdo é tudo!

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião