Ideias +M

A criatividade ao serviço das campanhas de consignação de IRS

Rafael Ascensão,

A consignação do IRS representa, muitas vezes, uma receita importante para as associações e, nesta altura do ano, a comunicação é utilizada para reforçar o apelo à doação. Veja algumas das campanhas.

Está aberto, e prolonga-se até 30 de junho, o período de entrega do IRS, altura em que é possível consignar 0,5% do imposto, sem qualquer custo ou perda de benefício, a uma instituição. 4.700 à escolha, pelo que muitas destas entidades apostam em campanhas de apelo à consignação.

Em 2022 foi 29,1 milhões o montante consignado, um aumento de 10,6%, face ao período homólogo. No entanto, apesar desta subida, o número de agregados familiares que decidiu doar parte do imposto desceu. Em 2022 foram assim apenas 860 mil os agregados familiares que consignaram 0,5% do seu IRS a uma instituição, sendo que em 2021 já havia sido alcançado um milhão de consignantes.

A Associação Salvador, por exemplo, defende mesmo uma campanha geral de divulgação por parte do Estado, uma vez que parte da população ainda desconhece alguns aspetos desta possibilidade de consignação, explicou ao +M. Segundo esta associação, em 2020 foram 845.591 os contribuintes que consignaram o seu imposto (num montante conjunto de 21.036.527,86 euros), sendo que, de um total de 5.479.417 agregados familiares que entregaram declaração referente ao ano de 2020, cerca de 61% não fizeram nenhuma doação.

Representando a consignação do IRS, muitas vezes, uma receita importante para instituições e associações, estas entidades têm apostado cada vez mais em campanhas de forma conseguir mais consignantes, contando regra geral com o apoio pro bono das agências criativas de meios. O +M compilou algumas destas campanhas.

  • Associação Acreditar

“Zero euros é quanto lhe custa ajudar crianças com cancro no seu IRS” é o mote da campanha deste ano da Associação Acreditar (Associação de pais e amigos de crianças com cancro), que reforça que a consignação do IRS não tem qualquer custo ou perda de benefício para os contribuintes. A Tux&Gill, com quem a associação trabalha desde 2019, é a agência responsável pela campanha.

O vídeo foi produzido pela TRIX, com realização de André Braz. A música é dos HMB e Carminho e a voz da apresentadora Sílvia Alberto. A campanha será divulgada até junho através dos meios digitais, órgãos de comunicação social, mupis, grandes superfícies comerciais, caixas multibanco, entre outros. NIF: 503 571 920

  • Associação Ajuda de Berço

A abordagem da campanha da Ajuda de Berço foi diferente e pioneira. Esta associação optou por apelar não diretamente aos contribuintes, mas sim aos contabilistas. A campanha – da agência Stream and Tough Guy – conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados. A Arena Media, NEI, e a Corpcom são outras das entidades parceiras desta iniciativa, cuja produção audiovisual ficou a cargo da Hand. A campanha é veiculada em diferentes meios e dirige-se, assim, em particular aos contabilistas para ajudarem a reverter a situação de falta de consignação do IRS por parte da sociedade portuguesa. NIF: 504296442

  • Associação Salvador

“Há 20 anos a tirar sonhos do papel” é o mote da campanha deste ano, coincidente com os seus 20 anos de luta pela melhoria das condições de vida de pessoas com deficiência motora. Chegar às pessoas de uma “forma emotiva”, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido e o seu impacto na vida das pessoas com deficiência motora, é o objetivo. A premissa baseia-se em transportar os portugueses para o seu imaginário infantil, fazendo-os recordar os seus sonhos de criança, e pensar se estes seriam concretizáveis caso estivessem numa cadeira de rodas.

A criatividade é da agência 9, com produção da Casperfilms, realização de André Caniços e voz off do ator Ivo Canelas. A banda sonora é produzida por Máximo Francisco. Os atores principais, Sara Soares, Sandra Manuel e Rui Aguiar, são todos beneficiários da instituição, que viram a sua vida “mudada” com o apoio da Associação Salvador. NIF 506723364

  • Associação Sara Carreira

A Associação Sara Carreira também lançou uma campanha onde apela à consignação do IRS, referindo que a legislação portuguesa permite que todos os contribuintes possam doar 0,5% do seu IRS a IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) ou a Pessoas Coletivas de Utilidade Pública, entre as quais se encontra. Com o objetivo de “apoiar crianças e jovens adultos, com poucos recursos, na concretização dos seus sonhos para chegar mais longe, apoiando-os na continuidade da sua formação e proporcionando-lhes um futuro”, a Associação Sara Carreira adquiriu o Estatuto de Utilidade Pública a 29 de dezembro 2022. NIF: 516369652

  • Café Joyeux e Associação VilacomVida

A artista Carolina Deslandes é a protagonista da campanha feita pelo Café Joyeux e a Associação VilacomVida, uma IPSS que tem por objetivo proporcionar um futuro laboral a jovens-adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. “Este ano, eu vou contribuir com o meu IRS para ajudar a validar os talentos Joyeux. Para mim e para si é grátis, para eles não tem preço”, diz Carolina Deslandes no vídeo da campanha. A campanha contou com o apoio da agência Hand. Gonçalo Morais foi o responsável pela produção do vídeo enquanto Marta Poppe ficou encarregue da fotografia. NIF: 514199784

  • Capiti

Na sua campanha, a Capiti alerta para a falta de diagnóstico do autismo nas crianças – que podem antes ser erradamente “diagnosticadas” como “mal criada”, “mimada”, “birrenta” ou “chorona” – incitando assim à consignação do IRS. “Ajude a Capiti com 0,5% do seu IRS. Ajude a saúde mental infatil”, apela esta instituição que apoia crianças e jovens de famílias carenciadas com problemas do desenvolvimento e do comportamento. A Uzina é a agência por detrás da campanha. NIF: 507 444 515

  • Cáritas

No caso da Cáritas, esta entidade optou por destacar a abrangência da sua ação: “Se este ano ainda não escolheste quem vais ajudar”, lê-se na imagem divulgada pela Cáritas, ao que se seguem várias opções como “refugiados”, “desempregados de longa duração” e “vítimas de violência doméstica”. No entanto a opção assinalada e em grande destaque é a opção “consigna 0,5% do teu IRS à Caritas e ajuda todos”. A TTouch foi a agência responsável pela campanha. NIF 500 291 756

  • Cruz Vermelha Portuguesa

Porque “há escolhas que ninguém deve ter de fazer”, a Cruz Vermelha Portuguesa apela à consignação dos portugueses “para que ninguém fique por ajudar”. A Cruz Vermelha relembra também que em 2022 foi registado um aumento na ordem dos 74% no número de pedidos de ajuda de famílias em grande situação de vulnerabilidade. A campanha, presente na televisão e no digital, é produto da colaboração entre a agência Lola Normajean e a Shot and Cut Films. NIF: 500 745 749

  • Fundação do Gil

A Fundação do Gil conta com Luísa Sobral como embaixadora e autora da música da campanha. Sob o mote “Dilemas” o filme incita à consignação do IRS para que a Fundação possa continuar a levar a cabo o seu objetivo: ajudar crianças com necessidade de tratamento psicológico. “Não é nada fácil diagnosticar doenças mentais em crianças e adolescentes. Por isso a Fundação do Gil pede a sua ajuda na consignação do IRS”, refere esta entidade. A criação é da agência Coming Soon. NIF: 504 729 292

  • Fundação Gonçalo da Silveira

A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), na sua campanha de consignação do IRS, apostou em demonstrar os objetivos da fundação – transformação social através da educação para o desenvolvimento e da cidadania global – bem como os resultados alcançados em 2022, ano em que uma equipa de 9 pessoas conseguiu chegar a cerca de 450 estudantes e a mais de 450 docentes. Para a FGC, a consignação do IRS em prol da fundação ajuda a compor uma conta simples de somar: criança + professor + caneta + livro = mudar o mundo. A campanha conta com o apoio da agência All Comunicação. NIF: 507 002 130

  • Fundação Infantil Ronald McDonald

“Ajude-nos a construir uma nova Casa no Hospital”, apela a Fundação Infantil Ronald McDonald na sua campanha de consignação do IRS. O objetivo com esta iniciativa passa por angariar fundos para a construção do novo Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora, visando apoiar as famílias com crianças em tratamento neste hospital. A campanha conta com a assinatura da agência TBWA. NIF: 510 093 680

  • Fundação Make a Wish

Um simples quadrado, ao alcance de todos, pode fazer magia. Ou ajudar a realizar desejos de crianças e jovens gravemente doentes, o que se calhar não é assim tão diferente. É essa a premissa da campanha da Make a Wish. “Há um quadrado mágico capaz de realizar desejos – e está no seu IRS!”, dizem as pequenas estrelas da campanha Zé Maria, Diogo e Eva, a convite da Make-A-Wish. Esta fundação partilhou ainda um vídeo onde ensina a fazer a consignação passo a passo. A criatividade é da agência Nervo. NIF: 509 196 853

  • Liga Portuguesa Contra o Cancro

“Ligue mais ao que é realmente importante” é o mote da campanha lançada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, onde Ricardo Araújo Pereira aparece a ligar a alguém para o convencer a fazer a consignação do IRS. “Contra o cancro todos contam”, lembra a Liga, em cujo site explica que também é possível doar o benefício de 15% do IVA, tratando-se, neste caso, de uma doação efetivamente, uma vez que o contribuinte tem de prescindir desse valor. A campanha é da LPM. NIF: 500 967 768

  • Operação Nariz Vermelho

No vídeo da campanha da Operação Nariz Vermelho apresenta-se o “grande número” dos doutores palhaços, sendo que, após alguma expectativa, é revelado o número de identificação fiscal desta IPSS. “Para levar alegria às crianças hospitalizadas, basta escrever este número para doar 0,5% do seu IRS à Operação Nariz Vermelho”, diz a instituição. A campanha é da agência Nossa e conta com a produção da Bonzi. NIF 506 133 729

Os contribuintes podem assim indicar na entrega da declaração de IRS, qual a entidade a quem querem consignar 0,5% do seu IRS, indicando-a no quadro 11, campo 1101, do modelo 3. Caso tenham IRS Automático, no momento da confirmação da declaração, têm de assinalar a caixa que indica que pretendem consignar 0,5% do seu IRS e de incluir o NIF da associação que pretendem ajudar.

Para além da consignação do IRS, os contribuintes podem ainda prescindir de 15% do reembolso IVA que têm direito a receber e doá-los a uma instituição. Este valor, no entanto, seria efetivamente recebido pelo contribuinte, ao contrário da consignação do IRS, a qual não representa efetivamente nenhum custo para o contribuinte. O processo para prescindir de 15% do IVA é semelhante ao do IRS.

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