Ponte para alta velocidade entre Porto e Gaia custa 110 milhões

Governo confirma proposta para ponte com tabuleiro superior para a linha de comboio e tabuleiro inferior para acesso rodoviário. Decisão final é remetida para declaração de impacto ambiental.

Entre Porto e Gaia vai nascer uma nova ponte com dois tabuleiros. O Governo confirmou a proposta de uma nova travessia para comboios e transportes rodoviários através da resposta, na quarta-feira, ao deputado do PSD Firmino Pereira. O projeto vai custar 110 milhões de euros. O Estado deverá pagar estas obras.

A nova ponte será construída no primeiro lote (Porto-Oiã) da nova linha entre Porto e Lisboa, refere a resposta. “A solução estrutural desenvolvida para a nova travessia do rio Douro viabiliza a construção de uma nova obra de arte com dois tabuleiros a cotas distintas: um ferroviário, à cota superior, e um rodoviário, à cota inferior”, resposta a resposta do gabinete liderado por João Galamba.

A decisão final sobre a travessia será tomada “na sequência da emissão da declaração de impacto ambiental“. Para já, o primeiro lote da primeira fase da nova linha (Porto-Soure), no valor de 1,65 mil milhões de euros, está em processo de avaliação de impacto ambiental. O segundo lote é o percurso Aveiro-Soure, por 1,3 mil milhões de euros.

A travessia rodoferroviária vai ficar junto à ponte de São João, exclusivamente ferroviária. A nova infraestrutura é necessária porque no final da ponte de São João, do lado de Gaia, não é possível inserir, totalmente em curva, uma nova linha de alta velocidade, que dará depois acesso à nova estação de Santo Ovídio.

A nova ponte vai custar 110 milhões de euros, mais 10 milhões do que estimado no final de fevereiro, escreveu na altura o Jornal de Notícias.

A infraestrutura com dois tabuleiros deverá também substituir a ponte D. António Francisco dos Santos, anunciada em 2018 e que foi a concurso em junho de 2021 por 38,5 milhões de euros. No entanto, todas as propostas apresentadas ficaram acima do preço base e o concurso não deverá seguir para a próxima fase. Esta travessia seria paga pelos municípios do Porto e de Gaia.

A nova ponte rodoferroviária entre Porto e Gaia deverá ficar concluída até ao final de 2028, que corresponde ao calendário das obras da nova linha entre Porto e Soure. Até ao final de 2030 estará concluída a empreitada entre Soure e Carregado.

A partir de 2029, uma viagem de comboio entre Porto e Lisboa irá demorar 1 hora e 59 minutos; a partir de 2031, o tempo de deslocação sobre carris será de 1 hora e 19 minutos (sem paragens).

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