Facebook com pouco consumo de notícias de publishers, a solução dos Founding Partners para a imprensa local

  • Luís Mergulhão
  • 6 Abril 2023

O fim do livre acesso à API do Twitter, Facebook com pouco consumo de notícias de publishers, a solução dos Founding Partners para a imprensa local.

A semana começou com uma carta aberta da Coalition for Independent Technology Research, sobre o fim do livre acesso de Investigadores e da Academia ao Twitter através do seu API (Application Programming Interface): “Over the past decade, researchers across the world have relied on Twitter’s API to study the impact of social media on democracy, the role of social media in strengthening public health, how social media has been used to amplify marginalized voices, and much more.

Para aquela entidade, e posição partilhada generalizadamente pela comunidade científica, o efeito desta decisão de passar a monetizar o acesso até agora livre, não podia ser mais devastadora: “Twitter’s new system to monetize and dramatically restrict access to its API will render this research and development impossible. Unless they can pay, researchers will not be able to collect any tweets at all. The Basic tier costs $100 per month but allows researchers to collect only 10,000 tweets per month—a mere 0.3% of what could previously be collected for free in one day. The Enterprise tier, which ranges from $42,000 to $210,000 per month, is unaffordable for researchers”. A ser assim, apenas grandes instituições/universidades e governos poderão ter o acesso total a essa informação tão crucial.

Num artigo datado do mês de março, e dado a conhecer esta semana pela PressGazette, The future of Media, com o título “Meta and the News: Assessing the Value of the Bargain”, o economista Jeffrey A. Eisenach, vem defender que o Facebook/Meta não é mais um inimigo dos publishers: “The evidence presented here indicates that publishers reap considerable economic benefits from their use of Facebook”, com “less than 3% of what users see in their Facebook”. Tudo isto para tirar uma conclusão direta “News publisher content plays an economically small and diminishing role on the Facebook platform”. Embora seja assumidamente um estudo fianciado pela Meta, os seus dados são interessantes e mostram bem os desafios que os publishers, e agora também a Meta enfrentam na captação de audiências para os seus conteúdos informativos.

Por isso, também, interessante o artigo publicado no Politico, “As modern lawmakers consider various means of public assistance for besieged local news sites, they can learn from the founders’ approach to supporting journals and gazettes”, sobre como o tema da defesa dos periódicos foi abordado no início dos EUA enquanto país. Vale a pena ler.

Boas leituras de Páscoa!

6 de abril de 2023

  • Luís Mergulhão
  • Presidente & CEO Omnicom MediaGroup Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook com pouco consumo de notícias de publishers, a solução dos Founding Partners para a imprensa local

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião