Óbidos transforma-se em Vila Gaming com milhares aos “comandos”

  • Lusa
  • 12 Abril 2023

Óbidos Vila Gaming, o primeiro evento do género a realizar-se numa vila histórica, vai decorrer de 4 a 7 de maio, estimando a organização atrair entre cinco a 10 mil pessoas por dia.

Apresentado como “a primeira Vila Gaming do Mundo“, o Óbidos Vila Gaming é o primeiro evento do género a realizar-se numa vila histórica, com quatro dias de programação ligada aos videojogos, num desafio que pretende “criar um certame diferenciador” e levar novos públicos à à localidade, afirmou o presidente da autarquia, Filipe Daniel (PSD). A organização estima atrair entre cinco a 10 mil pessoas por dia.

Dois palcos e sete áreas de jogo serão instalados na vila, de 4 a 7 de maio, que contará ainda com mais de 200 postos de jogo nas áreas de entretenimento, videojogos; mais de 30 computadores gaming; mais de 80 consolas PlayStation, a que se juntarão 40 consolas retro e 15 postos de realidade virtual.

Organizado pela empresa municipal Óbidos Criativa, em parceria com a E2Tech – Eventos e Entretenimento Tecnológico — uma empresa pioneira no mercado português na realização de eventos de videojogos e Esports –, o Óbidos Vila Gaming disponibilizará “conteúdos que abrangem todas as idades, dando oportunidade aos mais novos de entrar numa arena de Fortnite, a imersão na realidade virtual, ou estar no palco de gaming”.

Já os mais velhos poderão “mostrar aos mais jovens os jogos que marcaram a sua infância e adolescência”, num salão de jogos instalado na Praça de Santa Maria e dedicado a jogos emblemáticos dos anos 80 e 90, como o Pacman, Metal Slug ou o Super Hang On, entre outros.

Na Cerca do Castelo ficará instalada a Esports Arena, um espaço dedicado à competição, que levará a Óbidos 20 atletas de quatro equipas profissionais nacionais, que ali disputarão torneiros nacionais e internacionais a que o público poderá assistir. Existirão ainda vários torneios abertos a todos os interessados, com transmissão online da fase final, em direto, através da plataforma do evento.

Fortnite Bus e FIFA Stadium na Cerca do Castelo

Também na Cerca do Castelo ficará localizado o Fortnite Bus, o FIFA Stadium (com as mais recentes edições do jogo), o Tech Gadgets (com acesso às mais recentes tecnologias), além de uma zona de realidade virtual e experiência imersivas como “entrar em outros mundos, vestir outra pele, conhecer diferentes partes do universo”, entre outras experiências de realidade aumentada.

Nas noites de 5 e 6 de maio, o evento será marcado pela realização de duas festas com 100 drones cada, proporcionando “uma viagem no tempo, mostrando a evolução dos jogos de computador”, explicou a organização.

Numa vertente mais pedagógica e empresarial, o programa integra conferências, conversas e entrevistas com criadores e outros profissionais da área dos videojogos, entre os quais influenciadores como Movemind, Daizer, Pedro Tim, Diogo Inácio, Francisco Trezentos, Salvador Galeão, Maria Flor, Ric Fazeres, Jamie Drake, Rad Weasel, Lilionscreen e Pepito.

No Parque Tecnológico de Óbidos decorrerão dois dias de conferências em que serão dados a conhecer projetos e debatidos temas em torno do potencial de negócios do jogo e das oportunidades de criação de negócios no parque. De acordo com os dados divulgados pela organização, evento contará com 20 speakers, 20 horas de talks e 150 participantes.

Com perto de 130 horas de concursos e mais de cinco mil euros em prémios em disputa, o Óbidos Vila Gaming resulta de um investimento de 250 mil euros, efetuado pela autarquia, que estima atrair diariamente entre cinco mil a 10 mil pessoas pessoas ao evento, que se realizará de dois em dois anos.

As entradas para o Óbidos Vila Gaming terão um custo de 10 euros para os adultos e de oito euros para as crianças até aos 12 anos. Em alternativa será vendido um passe para os quatro dias, ao preço de 15 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Óbidos transforma-se em Vila Gaming com milhares aos “comandos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião