NTT DATA cria hub dedicado a experience design em Óbidos

À semelhança de toda a companhia, o hub de Óbidos segue um modelo de trabalho flexível, híbrido e dinâmico.

A NTT DATA Portugal criou em Óbidos mais um hub de conhecimento específico, desta vez focado em experience design. Esta unidade está integrada nos serviços de criatividade e comunicação da companhia, que reúne dezenas de criativos e pretende tirar partido da ligação à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, integrada no Instituto Politécnico de Leiria, para atrair e captar talento. A semelhança da maioria dos restantes hubs especializados, entre dez a 30 colaboradores integrarão o novo hub de Óbidos, sabe a Pessoas.

“Na NTT DATA colocamos as pessoas no centro da nossa atuação. Apostamos na contratação do melhor talento e no seu desenvolvimento, valorizando a generosidade, a liberdade responsável a energia criativa para construir uma proposta de valor focada na conceção, implementação e operacionalização de soluções de base tecnológica. Para isso, conjugamos o domínio de tecnologias de vanguarda, com o conhecimento de negócio, em diferentes setores de atividade, para dar a vida a soluções criativas, de base digital e focadas na melhor experiência do utilizador”, começa por dizer Paulo Silva, partner & head of emerging business areas and delivery models da NTT DATA Portugal.

“Por tudo isto, a área de experience design, à qual o novo hub de Óbidos se vai dedicar, é central para a evolução da nossa atividade. Especialmente, porque a natureza deste tipo de trabalho nos permite acrescentar à organização, já de si diversa e multicultural, talento com diferentes backgrounds e bases de conhecimento, que enriquecem a nossa proposta de valor”, continua.

Este novo hub, instalado nos Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, vai prestar serviços orientados à melhoria da experiência dos utilizadores no uso de soluções de base tecnológica e no desenvolvimento de estratégias de comunicação 360.º e de marketing digital.

A área de experience design, à qual o novo hub de Óbidos se vai dedicar, é central para a evolução da nossa atividade. Especialmente, porque a natureza deste tipo de trabalho nos permite acrescentar à organização, já de si diversa e multicultural, talento com diferentes backgrounds e bases de conhecimento, que enriquecem a nossa proposta de valor.

Paulo Silva

Partner & head of emerging business areas and delivery models da NTT DATA Portugal

Além disso, representa a estratégia de alargamento territorial da NTT DATA em Portugal, na medida em que está instalado num centro de média/baixa densidade populacional, com ligação à academia e uma envolvente que privilegia a qualidade de vida.

“Ótimos argumentos para aí atrair e reter talento, oferecendo-lhes um espaço de trabalho colaborativo e estilo de vida diferenciais”, considera Paulo Silva.

À semelhança de toda a companhia, o hub de Óbidos segue um modelo de trabalho flexível, híbrido e dinâmico, que assenta na confiança e no compromisso de cada colaborador. Reflete-se num registo de trabalho tendencialmente remoto, pontuado por momentos de colaboração presencial, “que são muito importantes para promover o espírito de equipa e para revitalizar energias”.

Oito hubs de conhecimento específico em atividade

A criação destes hubs de conhecimento específico faz parte da estratégia de crescimento da NTT DATA EMEAL — na qual a subsidiária portuguesa se integra –, que prevê duplicar o volume de negócios até 2025, passando dos 3.000 milhões atuais para os 6.000 milhões de euros (volume de negócios da região).

Uma ambição que, em Portugal, se reflete no alargamento da atividade da companhia a outras geografias do país, no reforço das equipas — ainda que a equipa não detalhe número de vagas previstas para 2023–, numa aposta mais intensa no desenvolvimento de talento especializado, também pela via do reskilling e upskilling, e na expansão do laboratório digital da companhia, para que investigadores e estudantes se possam juntar aos clientes e à NTT DATA na experimentação e cocriação de soluções inovadoras.

A par do novo hub de Óbidos, a empresa tem já outros sete em funcionamento em quatro localidades: Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto e Évora.

Em Braga criou um hub especializado na prestação de serviços focados em soluções clínicas, que está sedeado na Avenida da Liberdade. Castelo Branco é a cidade de acolhimento do polo que funciona como Excellence & Competence Center OutSystems e está instalado no Centro de Empresas Inovadoras (CEI). Coimbra, por sua vez, acolhe dois hubs: um denominado de Salesforce Industry Cloud, especializado na implementação de soluções baseadas em Salesforce Vlocity; o mais recente é uma extensão do High Performance Center, que já existe em Lisboa e que tem também uma extensão no Porto. Tem por objetivo assegurar o desenvolvimento rápido e industrializado de grandes projetos nacionais e internacionais. Estão ambos instalados no Instituto Pedro Nunes.

O Porto também, acolhe dois hubs: uma extensão da estrutura focada no desenvolvimento e suporte em escala e com elevado nível de eficiência de soluções tecnológicas; e um outro Excellence & Competence Center de OutSystems. Finalmente, em Évora existe um hub especializado em tecnologias Frontech.

“A maioria destes hubs especializados integram entre dez e 30 colaboradores cada e é essa a perspetiva que temos
para o hub de Óbidos. A exceção são os hubs dedicados ao desenvolvimento de software eficiente e em escala onde as equipas poderão ultrapassar as 100 pessoas em cada”, avança o head of emerging business areas and delivery models da tecnológica.

Atualmente, a NTT DATA Portugal tem uma operação com mais de 1.500 pessoas, envolvidas em projetos nacionais e internacionais de transformação e modernização das organizações, através da tecnologia e inovação.

(Notícia atualizada com declarações da NTT DATA)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NTT DATA cria hub dedicado a experience design em Óbidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião