Balões de ar quente “levantam” economia de municípios de Trás-os-Montes
Festival Internacional de Balonismo, em Trás-os-Montes, vai contribuir para alavancar economia e turismo da região com balões de ar quente a colorir os céus.
Os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor vão andar nas bocas do mundo com um novo produto turístico: o Sabor & Vilariça Balloon Fest – I Festival Internacional de Balonismo. De 26 a 30 de abril, balões de ar quente vão colorir os céus de Trás-os-Montes e atrair milhares de turistas, principalmente da região de Castela e Leão, na vizinha Espanha, alavancando a economia local.
“Este é um sonho que agora vejo concretizado e que reflete a missão da Entidade Regional de Turismo: alavancar todos os territórios, com produtos turísticos diferenciados e capazes de dinamizar, em especial, os territórios de baixa densidade populacional”, começa por afirmar o presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.
O responsável destaca, por isso, a importância do trabalho conjunto entre a TPNP e os cinco municípios de Trás-os-Montes, que organizam o evento, para posicionar a região internacionalmente e potenciar o turismo e a economia local.
Este é um sonho que agora vejo concretizado e que reflete a missão da Entidade Regional de Turismo: alavancar todos os territórios, com produtos turísticos diferenciados e capazes de dinamizar, em especial, os territórios de baixa densidade populacional.
Também o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares, considera que este projeto tem pernas para andar. “Tem todas as condições para ser uma iniciativa anual e de cariz internacional”, sustenta o também autarca de Alfândega da Fé, realçando a localização estratégica do evento para captar turistas espanhóis, e em particular da região de Castela e Leão. “Não só temos um produto inovador, como também o promovemos num território de excelência, onde se reúnem vários selos da Unesco”, completou.
Já Guido Santos, responsável da Windpassenger, empresa que integra a organização do festival, vê neste projeto uma oportunidade de “criar um evento diferenciador e mágico localizado num território, também ele, mágico”.
Ao longo de cinco dias, os cinco municípios vão ser palco de uma panóplia de atividades relacionadas com o balonismo. E, em simultâneo, os autarcas e agentes locais vão aproveitar a iniciativa para alavancar economicamente a região.
Segundo a organização, um dos pontos altos da programação é o espetáculo Night Glow com balões de ar e música eletrónica, e que terá uma duração aproximada de 45 minutos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Balões de ar quente “levantam” economia de municípios de Trás-os-Montes
{{ noCommentsLabel }}