Marketing

Altice Portugal, OMD e Dentsu Creative lideram investimento em março

Carla Borges Ferreira,

A OMD lidera o ranking das agências de meios tanto no mês como no trimestre. O ranking das agências criativas é encabeçado em março pela Dentsu Creative.

Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative, e Ana Figueiredo, CEO da Altice

A Altice recuperou o estatuto de maior anunciante do país em março, posição ocupada pela Nos em fevereiro.

De acordo com o ranking MediaMonitor, elaborado mensalmente pela Marktest, a Altice investiu a preços de tabela – sem os descontos negociados com os meios – perto de 75 milhões de euros em publicidade. Destes, a grande maioria, 69 milhões, foram canalizados para televisão. Em internet a empresa dona do Sapo investiu 3,9 milhões de euros, em outdoor 968 mil euros, em imprensa cerca meio milhão e em rádio 194 mil euros.

Na segunda posição surge a Nos, com 46 milhões de euros de investimento em espaço publicitário. Também neste caso a televisão preenche a maioria da quota de investimento, com 44,5 milhões de euros. No meio outdoor foi investido 524 mil e o meio cinema – no qual a empresa está presente com a Nos Cinemas – foi contemplado com 502 mil. O resto do montante foi repartido pela internet (441 mil euros), rádio (244 mil euros) e imprensa (24 mil euros).

O Modelo-Continente, maior anunciante de 2022, surge agora na terceira posição, com um investimento de 43,8 milhões de euros. Destes, 42,3 milhões foram para televisão. Temos 745 mil euros em internet, 350 em rádio, 325 em outdoor e 79 mil euros em imprensa.

Ediclube, com um investimento de cerca de 40 milhões, e Vodafone Portugal, com cerca de 38 milhões fecham o “top 5”.

Unilever-Fima, Lidl, MacDonald’s Portugal, Viva Melhor Sempre e Reckitt Benckiser são os as empresas que encerram o “top 10” dos maiores anunciantes do país.

Analisando por meios, a Altice é o maior anunciante em televisão e também em internet. Em outdoor surge a Uber Portugal, com 1,1 milhões de euros, e em rádio o maior investimento é da Nutribalance. Em imprensa são os classificados que ocupam a maior mancha de publicidade.

E se o ranking dos maiores anunciantes é encabeçado pela Altice, o das maiores agências de meios tem na liderança a OMD. A agência liderada por Bernardo Rodo canalizou este mês, a preços de tabela, 177 milhões de euros. Na segunda posição surge agora a Arena (com cerca de 160 milhões) e na terceira a Carat (133 milhões).

Initiative, Wavemaker, Zenith, Starcom MediaVest Group, Mediacom, Mindshare e Havas Media encerram o “top 10”.

Nas agências criativas a Dentsu Creative é a líder. Na segunda posição surge a Fuel e na terceira a Havas Worldwide, ambas do grupo Havas.

Publicis, BBDO, O Escritório, VMLY&R, Wunderman Thompson, Santa Fé Orange e McCann Erickson encerram o top 10.

No acumulado do trimestre a Altice é o maior anunciante do país, com cerca de 131 milhões de euros. Seguem-se a Nos, com 120,7 milhões, e o Ediclube com cerca de 119 milhões.

Nas agências de meios a liderança é da OMD. A arena ocupa a segunda posição e a Carat completa o pódio.

Fuel, Dentsu Creative e O Escritório são as agências criativas responsáveis pelo maior investimento no trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.