Televisão

Venda das rádios permite à dona da TVI obter lucros de 36,7 milhões em 2022

Alberto Teixeira,

Media Capital vendeu negócio das rádios a grupo alemão por quase 70 milhões, o que permitiu regressar aos lucros no ano passado. Grupo baixou endividamento para os níveis mais baixos da sua história.

A Media Capital, dona da TVI e CNN Portugal, registou lucros de 36,7 milhões de euros em 2022, um resultado que compara com os prejuízos de 4,1 milhões no ano anterior.

Em comunicado enviado ao mercado, o grupo adianta que a venda do negócio das rádios aos alemães da Bauer, que permitiu um encaixe de 69,6 milhões e a realização de uma mais-valia de 46,1 milhões, contribuiu “de forma decisiva” para a inversão dos resultados do ano passado.

O EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – atingiu os 48 milhões de euros, o que representa uma “melhoria considerável” face aos 8,1 milhões registados em 2021.

O grupo revela ainda que atingiu os níveis de endividamento líquido mais baixos da sua história, com uma dívida líquida de 21,2 milhões, “resultado de um processo de refinanciamento da sua dívida bancária ocorrido em maio de 2022”.

Por segmento, a Televisão gerou rendimentos de 137,7 milhões de euros, mais 5% em termos homólogos, enquanto a Produção Audiovisual registou uma descida dos proveitos em 3% para 31,9 milhões. As receitas da Rádio caíram para metade, situando-se nos 8,6 milhões. A rubrica Outros teve receitas de 65,2 milhões.

Depois de ter pago 10 milhões em dividendos no ano passado, a Media Capital ainda não abriu o jogo em relação à política de distribuição de resultados para este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.