Mário Rocha leva móveis da Antarte para o Dubai

Com uma rede de 14 lojas em Portugal, a empresa de mobiliário e decoração de Paredes acaba de investir quase meio milhão de euros para acrescentar um ponto de venda com gestão própria nos Emirados.

A Antarte vai abrir nos próximos dias um ponto de venda próprio no Dubai, prosseguindo ali a expansão internacional iniciada há mais de duas décadas. Este novo espaço da empresa de mobiliário e decoração de Rebordosa (Paredes) vai contar com 540 metros quadrados e representa um investimento superior a 400 mil euros, adiantou ao ECO o fundador e presidente.

“O Médio Oriente é uma aposta da Antarte. É um mercado que tem uma grande abertura para o produto de alta qualidade da marca, e onde é valorizada a aposta numa ligação cada vez mais próxima ao cliente, aos seus valores e estilo de vida”, justifica Mário Rocha, frisando que a estratégia no exterior passa pela abertura de espaços comerciais com marca própria ou na exportação direta.

Mário Rocha, CEO e fundador da Antarte

Fundada em 1998 pelo casal Mário e Zita Rocha – ele já conhecia o ofício da fábrica de mobiliário do pai; ela é filha de emigrantes portugueses na Venezuela e tinha os conhecimentos de decoração –, a empresa do distrito do Porto começou por se dedicar ao restauro de peças antigas e à comercialização de mobiliário clássico – o nome da marca resulta, aliás, da junção de “antiguidade” com “arte”.

Incluindo a loja de dois andares reabilitada e ampliada em Coimbra – localizada na Avenida Dr. Armando Gonçalves, foi reaberta no final de março para reforçar a presença na região centro do país –, a rede comercial da Antarte soma 14 espaços em território nacional. Com uma faturação a rondar os oito milhões de euros, tem em França, Espanha, Suíça e Bélgica os melhores mercados de exportação.

A aposta em lojas próprias no estrangeiro arrancou por Espanha em 2002. Seguiu-se a abertura em Paris (2009) e no ano seguinte em Genebra. Em 2012, já com a troika em Portugal, iniciou a expansão para o continente africano: abriu o primeiro ponto de venda em Nelspruit (África do Sul) e depois em Luanda (Angola), Acra (Gana) e Casablanca (Marrocos). Mais recentemente, em 2016 e 2017, respetivamente, chegou à Costa do Marfim e São Tomé e Príncipe.

Noutro plano empresarial, o dono da Antarte, que em 2008 ficou conhecida por ter desenhado e fabricado a cadeira para a visita ao Papa Bento XVI a Portugal, vendeu no ano passado uma propriedade no Crasto (Alentejo) ao grupo Terras & Terroir, que detém a Quinta da Pacheca, no Douro, entre outras. Na Herdade da Rocha, um projeto que tinha iniciado em 2007 e que somava cerca de 60 hectares junto à serra de S. Mamede, tinha nove hectares de vinha para produção própria e uma produção anual de 75 mil garrafas de vinho.

Com um crescimento “muito significativo” nas compras a Portugal, na ordem dos 27%, os Estados Unidos da América (EUA) ultrapassaram a Alemanha no terceiro lugar da lista dos melhores mercados externos para a indústria portuguesa do mobiliário. A progressão nos negócios realizados do outro lado do Atlântico contribuiu para um novo recorde nas exportações do setor em 2022, a rondar os 2.000 milhões de euros, 8% acima do anterior valor máximo, registado um ano antes da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Rocha leva móveis da Antarte para o Dubai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião