Depois da TAP, ex-secretária de Estado da Indústria entra também na Navigator

Ana Teresa Lehmann, que António Costa recrutou para o Governo em 2017, é a maior novidade na próxima administração da papeleira. Acionistas votam a 17 de maio dividendo de 0,2812 euros por ação.

A entrada da economista Ana Teresa Lehmann será a principal novidade no próximo conselho de administração da The Navigator Company, ficando com o cargo de vogal no triénio 2023-2025, de acordo com a proposta apresentada pela empresa e que será votada pela assembleia geral no dia 17 de maio.

A professora de Economia que António Costa foi buscar ao Porto para liderar a secretaria de Estado da Indústria, cargo que ocupou em 2017 e 2018, é desde 2021 vogal do conselho de administração da TAP liderado até há poucos dias pelo demitido Manuel Beja. Ana Teresa Lehmann preside igualmente ao comité de Finanças, Auditoria e Risco da transportadora aérea.

Ao todo, o conselho de administração da Navigator vai integrar 13 elementos, mais um do que atualmente. Na lista para o conselho, que continuará a ser presidido por Ricardo Pires, atual presidente da comissão executiva da Semapa, e que integra ainda António Redondo, que ocupa o cargo de CEO desde janeiro de 2020, há três outros novos nomes. Todos já ligados à companhia que em 2022 vendeu pela primeira vez mais de 2.000 milhões num ano.

É o caso de Dorival Martins de Almeida, engenheiro brasileiro que é o atual diretor industrial da fábrica da Figueira da Foz; de Hugo Pinto, que é membro da comissão executiva da Semapa desde janeiro de 2022; e ainda de Isabel Viegas, Chief People Officer da Semapa (vogal da comissão de direção executiva), de acordo com os currículos disponibilizados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Aos comandos da assembleia geral irá manter-se Rui Pinto Duarte, advogado que ocupa esta função desde o ano passado, depois de liderar antes o mesmo órgão no Novo Banco (2019-2021). Também José Manuel Vitorino será reconduzido na liderança do conselho fiscal da antiga Portucel, cargo que ocupa igualmente na ANA Aeroportos de Portugal e na Secil – além de pertencer à comissão de controlo interno da Jerónimo Martins.

A convocatória divulgada esta segunda-feira confirma ainda a proposta feita pela administração da papeleira, aquando da divulgação de resultados do último ano, para uma distribuição adicional de dividendos às ações em circulação, relativa a 2022, no montante bruto de 0,2812 euros por ação, correspondente a um valor total aproximado de 200 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da TAP, ex-secretária de Estado da Indústria entra também na Navigator

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião