Navigator compra em Espanha e torna-se a segunda maior produtora ibérica no papel tissue

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2023

A Navigator anunciou a aquisição da espanhola GOMÀ-CAMPS. Integração levará a empresa portuguesa para a segunda posição no ranking ibérico do papel tissue.

A The Navigator Company anunciou esta quarta-feira a aquisição da espanhola GOMÀ-CAMPS Consumer, reforçando o seu peso no mercado ibério de tissue, categoria de que faz parte o papel higiénico, o rolo de cozinha ou os guardanapos. Receitas do segmento deverão chegar aos 300 milhões de euros, estima a papeleira portuguesa.

A Navigator informou, em comunicado ao mercado, que “formalizou um contrato de compra e venda de ações que representam a totalidade do capital social da GOMÀ-CAMPS CONSUMER, S.L.U, sociedade com sede em Saragoça, Espanha, que por sua vez detém a totalidade do capital social da GOMÀCAMPS FRANCE SAS, com sede em Castres. O valor da aquisição não foi revelado.

Produção de rolos de cozinha na GC Consumer, adquirida pela Navigator.

A integração desta nova fábrica permitirá à Navigator posicionar-se como o segundo maior produtor ibérico de Tissue, adicionando 35.000 toneladas de capacidade de produção anual, que passam a um total de 165.000 toneladas anuais, e aumentando a capacidade anual de converting em 60.000 toneladas, que passam assim para 180.000 toneladas anuais”, explica a papeleira portuguesa. “É a mais moderna operação (criada em 2005 e ampliada em 2018) pertencente a uma das mais antigas e prestigiadas empresas familiares espanholas, com mais de 260 anos de história na produção de papel”, descreve o comunicado.

A GC Consumer apresentou em 2022 um volume total de vendas de 115,6 milhões de euros, que vêm somar-se aos cerca de 200 milhões de vendas da papeleira portuguesa neste segmento. “Como resultado deste investimento e tirando partido da sua localização estratégica em Ejea de los Caballeros (Saragoça), a integração desta nova fábrica deverá contribuir para um novo ciclo de crescimento neste negócio” diz a Navigator, que estima que passará a ter cerca de 300 milhões de euros de vendas consolidadas provenientes de papéis tissue de elevada qualidade.

“O grupo pretende incorporar o amplo know-how, o talento e a longa experiência dos profissionais da GC Consumer, dando continuidade à atividade desenvolvida até agora pela empresa espanhola e explorando oportunidades que reforcem o posicionamento da operação conjunta no mercado global”, acrescenta.

“Este contrato encontra-se sujeito às condições suspensivas que são comuns neste tipo de contratos, as quais deverão estar cumpridas até ao dia 28 de fevereiro, que dizem respeito designadamente ao pagamento de passivo e à libertação de garantias que impendem neste momento sobre as ações da GC Consumer”, informa ainda a Navigator.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator compra em Espanha e torna-se a segunda maior produtora ibérica no papel tissue

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião