Desemprego estabiliza na Europa. Portugal está ligeiramente acima da média europeia

  • Mariana Marques Tiago
  • 1 Fevereiro 2023

Em dezembro de 2022, a taxa de desemprego na Zona Euro estava nos 6,6% e na União Europeia em 6,1%. O desemprego jovem, por sua vez, aumentou. Em Portugal caiu 0,5 pp para 18,5%.

A taxa de desemprego na Zona Euro e na União Europeia (UE) voltou a estabilizar durante o mês de dezembro, de acordo com os dados avançados esta quarta-feira pelo Eurostat. Portugal está ligeiramente acima da média europeia, com uma taxa de 6,7%.

Em dezembro de 2022, a taxa de desemprego na Zona Euro estava nos 6,6%, uma diminuição face ao mesmo período do ano anterior. Por seu lado, na União Europeia a taxa de desemprego fixou-se em 6,1% em dezembro de 2022. O valor caiu face aos 6,4% registados em dezembro de 2021.

O gabinete de estatística da União Europeia estima que no último mês de 2022, 13.148 milhões de pessoas (das quais 11.049 milhões na Zona Euro) não tinham emprego. Face a dezembro do ano anterior, o desemprego diminuiu na UE (518 mil) e na Zona Euro (494 mil) .

Os dados explanam ainda que Portugal está acima da média da UE e Zona Euro, com uma taxa de desemprego de 6,7%. Esta taxa registou um aumento consecutivo nos últimos dois meses. Em outubro era de 6,1% (à semelhança do mês anterior), valor que subiu para 6,5% em novembro e agora para 6,7%.

Na terça-feira, António Costa admitiu que em 2023 será possível manter o nível de emprego elevado e melhorar o rendimento das famílias, afirmação que veio no seguimento dos dados que apontam um crescimento do PIB do país em 2022. Se a previsão do primeiro-ministro se mantiver, poderá registar-se uma estabilização da taxa de desemprego ou uma quebra do seu aumento (alterando-se a tendência).

Comparativamente aos outros países em análise, os números avançam ainda que é na República Checa onde o desemprego tem menor expressividade (2,3%), seguindo-se a Alemanha e a Polónia (ambos com uma taxa de 2,9%). O top três mantém-se inalterado face a novembro, sendo que se registou uma queda dos valores.

Por oposição, o país onde a taxa de desemprego está mais elevada é Espanha (13,1%), seguida pela Grécia (11,6%), realidade que também se manteve inalterada face ao mês anterior.

Desemprego jovem aumentou

O desemprego jovem na União Europeia (pessoas abaixo dos 25 anos) atingia 2.862 milhões de pessoas, das quais 2.311 milhões pertenciam à Zona Euro. A taxa de desemprego jovem em dezembro de 2022 estava nos 15% na UE e 14,8% na Zona Euro. Houve, assim, um aumento do desemprego nesta faixa etária no valor de 30 mil na UE e três mil na Zona Euro. Comparativamente ao período de dezembro de 2021, registou-se, uma vez mais, um aumento (209 mil na UE e 156 mil na Zona Euro).

O desemprego jovem registou os níveis mais baixos em 2022, mas no segundo trimestre do ano, tendo vindo a aumentar desde então. Em Portugal, em dezembro de 2022, 18,5% dos jovens estavam desempregados, um recuo de 0,5 p.p face a novembro, embora o número de jovens desempregos se mantenha inalterado: 69 mil. Em relação a dezembro de 2021, o contingente de jovens desempregados aumenta em 2 mil.

Por sexo, o desemprego das mulheres apresenta uma taxa mais elevada que a dos homens. Em dezembro, 6,4% das mulheres na UE estavam desempregadas. Este valor descia para 5,8% quando falamos dos homens. Ambos os valores se mantiveram estáveis comparado com o mês anterior.

(Notícia atualizada às 20h07 com correção ao valor de desemprego jovem em Portugal)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza na Europa. Portugal está ligeiramente acima da média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião