Desemprego estabiliza em 6% na União Europeia em novembro. Portugal acima da média

A taxa de desemprego estabilizou na União Europeia e na Zona Euro em 6% e 6,5%, respetivamente, em novembro. Portugal acima da média da UE com 6,4%.

A taxa de desemprego estabilizou na União Europeia (UE) e na Zona Euro em novembro fixando-se em 6% e 6,5%, respetivamente, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. Portugal está acima da média comunitária, com uma taxa de desemprego de 6,4%, contra os 6% registados em outubro.

O Eurostat estima que 12,95 milhões de pessoas na UE, dos quais 10,849 milhões na Zona Euro, estivessem desempregados em novembro. Se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, o desemprego acabou por diminuir em 875 mil na UE e em 846 mil na Zona Euro.

Evolução da taxa de desemprego na UE e Zona Euro:

A taxa de desemprego em Portugal está acima da UE, tendo aumentado para 6,4% em novembro, contra os 6% registados em outubro. Também se comparação for feita com igual período do ano passado, o desemprego em território nacional também aumentou (estava em 6,2%).

Estes dados surgem numa altura em que se antecipa uma eventual recessão económica global, na sequência o atual contexto de alta inflação e subida dos juros.

Numa análise comparativa com os restantes Estados-membros, a República Checa foi o país com a menor taxa de desemprego em novembro (2,7%), seguida pela Alemanha e Polónia (ambos com 3%) e por Malta (3,2%).

No polo oposto está Espanha, com uma taxa de desemprego de 12,4% em novembro, seguida pela Grécia (11,4%) e por Itália (7,8%).

O gabinete de estatísticas europeu divulgou também dados sobre o desemprego jovem, que mostram que em novembro deste ano, 2,88 milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,353 milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego dos jovens foi de 15,1% tanto na UE como na Zona Euro, contra os 15% registados em outubro.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza em 6% na União Europeia em novembro. Portugal acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião