Espanha fecha ano com nível de desemprego mais baixo desde 2007

  • ECO
  • 3 Janeiro 2023

Apesar do contexto de crise, o mercado de trabalho no país vizinho teve um comportamento melhor do que o esperado no ano passado. Fechou 2022 com o nível de desemprego mais baixo em 15 anos.

O mercado de trabalho em Espanha teve um comportamento melhor do que o esperado no ano passado, marcado pela turbulência da guerra na Ucrânia e da escalada inflacionista, fechando com o nível de desemprego mais baixo desde 2007.

De acordo com os dados da Segurança Social, citados pelo Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhol), o país vizinho terminou 2022 com mais 471 mil inscritos no neste sistema, marcando um recorde histórico de 20,3 milhões de utentes, apesar do contexto de crise internacional. Ao mesmo tempo, o desemprego reduziu-se em 268 mil pessoas no ano passado para 2,84 milhões, o número mais baixo em 15 anos.

Por outro lado, o número de contratos sem termo assinados aumentou em cerca de cinco milhões, enquanto os contratos a prazo, que foram limitados na reforma laboral que entrou em vigor há um ano, caíram em 11 milhões, segundo avança o governo espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha fecha ano com nível de desemprego mais baixo desde 2007

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião