Taxa de desemprego cai para 3,5% em dezembro nos EUA

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2023

No último mês do ano foram criados 223.000 empregos, menos 40.000 do que em novembro e o menor aumento mensal em dois anos.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos baixou duas décimas em dezembro e situou-se em 3,5%, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho.

No último mês do ano foram criados 223.000 empregos, menos 40.000 do que em novembro e o menor aumento mensal em dois anos, numa altura em que se observam os efeitos no mercado laboral das sucessivas subidas das taxas de juro que o banco central norte-americano aprovou desde março para travar a inflação.

Segundo o Gabinete de Estatísticas Laborais, em todo o ano de 2022 foram criados menos 2,2 milhões de postos de trabalho do que no ano anterior: em 2021 surgiram 6,7 milhões de empregos e em 2022 foram criados 4,5 milhões.

Após serem conhecidos os dados, o Presidente norte-americano, Joe Biden, publicou um comunicado afirmando que “esta moderação no crescimento do emprego é apropriada” e provavelmente continuará. “Devemos esperar que continue nos próximos meses, embora o mercado laboral continue resiliente e recuperado”, acrescentou.

Em dezembro, foi também registado um abrandamento no aumento dos salários por hora, que subiram 4,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando em novembro tinha havido um aumento de 4,8% e em março se registou um pico de 5,6%.

Esta desaceleração é considerada essencial para que a inflação abrande e se mantenha mais baixa. Os últimos dados oficiais mostram que os preços estão a desacelerar e que a taxa de inflação homóloga baixou em novembro pelo quinto mês consecutivo, passando para 7,1%, menos seis décimas em relação ao mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego cai para 3,5% em dezembro nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião