Navigator vende pela primeira vez mais de 2.000 milhões num ano. Lucros disparam 129%

A produtora de papel teve o melhor ano de sempre em termos comerciais, apesar de ter terminado o ano em desaceleração. Lucros dispararam 129% em 2022, para 392,5 milhões de euros.

O volume de negócios da The Navigator Company aumentou 54% em 2022, para 2.465 milhões de euros, ultrapassando pela primeira vez na história do grupo a barreira dos 2.000 milhões de euros, o equivalente a todas as exportações da indústria portuguesa do calçado. Ainda assim, as vendas fecharam o ano a desacelerar (-5,6% no último trimestre do ano, face aos três meses anteriores).

Naquele que descreve como “o melhor ano de sempre” em termos comerciais, o papel representou 74% do negócio, a pasta 8%, o tissue 8% e a energia 10%. “A dinâmica dos preços internacionais de pasta, papel embalagem e tissue, potenciada pelo enriquecimento do mix de produto e o foco no aumento de produtividade, a par da evolução dos preços de venda de energia renovável, impulsionaram os bons resultados registados no ano”, justifica.

De acordo com os dados partilhados com a CMVM esta quinta-feira, a produtora de pasta e papel fechou o ano passado com lucros de 392,5 milhões de euros, isto é, 129% acima do registo de 2021. No quarto e último trimestre, os resultados líquidos cresceram tanto em cadeia (+12%) como na comparação com o período homólogo (+114%).

O grupo industrial particulariza que, no segmento de tissue, foi “particularmente bem-sucedida na prossecução do crescimento de vendas e distribuição das suas marcas”, com uma subida de quase 9% no conjunto dos vários canais e mercados. E no packaging, apesar do contexto macroeconómico desfavorável, duplicou as vendas face ao ano anterior.

A Navigator atingiu um EBITDA de 736 milhões de euros e um EBITDA/vendas de 29,9% (vs. 355 milhões e 22,2% de margem em 2021). E num ano em que investiu 112,5 milhões de euros, 35% dos quais classificados como ambientais, o endividamento líquido reduziu-se de 595 milhões para 382 milhões, “não obstante a Navigator ter distribuído reservas e dividendos num total de 250 milhões em 2022”.

No mesmo documento, a empresa assinala que na segunda metade do ano, os receios de abrandamento económico levaram a uma “súbita redução da procura aparente, num momento em que os stocks ao longo de toda a cadeia de distribuição estavam bastante elevados e em que se assistiu a uma regularização relativamente rápida das cadeias logísticas”.

“A redução deste stock acumulado demorará mais ou menos tempo em função da evolução da procura, nomeadamente na Ásia, da velocidade de regularização das cadeias de fornecimento e da logística, bem como de um maior ou menor abrandamento económico”, acrescenta o grupo.

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