Donos da Pacheca compram herdade alentejana ao fundador dos móveis Antarte

Grupo Terras & Terroir, que detém a Quinta da Pacheca (Douro), a Caminhos Cruzados (Dão) ou a Quinta do Ortigão (Bairrada), entra no Alentejo com a aquisição da Herdade da Rocha, no Crato.

Depois de comprarem a Quinta da Pacheca (Lamego) em 2012 e a Quinta de São José do Barrilário (Armamar) em 2017, ambas na região do Douro, a empresa Caminhos Cruzados (Nelas) no Dão em 2020 e a Quinta do Ortigão em Anadia (Bairrada), os empresários Paulo Pereira e o casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes acabam de fechar a aquisição da Herdade da Rocha, no Alentejo.

O Grupo Terras & Terroir, constituído há dois anos por estes emigrantes em França, donos da distribuidora Agriberia, para agregar os negócios neste setor do vinho, comprou esta propriedade no Crato a Mário Rocha, fundador da empresa de mobiliário Antarte, sediada em Paredes, que iniciou este projeto em 2007. Com cerca de 60 hectares, junto à serra de S. Mamede, tem nove hectares de vinha para produção própria e produz cerca de 75 mil garrafas de vinho por ano.

“A Herdade da Rocha enquadra-se perfeitamente dentro do espírito e dos valores que regem o nosso modelo de negócio, inclusive pela presença do enoturismo, uma valência em que acreditamos muito e cujos resultados estão à vista na Quinta da Pacheca”, frisa a administração do grupo. Num comunicado enviado às redações, assegura que nesta estreia no Alentejo vai manter “parte da equipa” em funções, incluindo o fundador do projeto, Mário Rocha.

A Herdade da Rocha lançou a primeira colheita em 2012, ao engarrafar uma série limitada 1.350 garrafas, dois anos antes de construir uma adega de 2.000 metros quadrados com três lagares graníticos na zona de vinificação. Atualmente, esta propriedade tem no mercado vinhos brancos, tintos, rosés e monovarietais das castas alvarinho, arinto, alicante bouschet e syrah. Tem também a marca Dueto, que “resulta da conjugação do melhor do Douro e Alentejo num só vinho”.

A Herdade da Rocha detém igualmente uma unidade de enoturismo, com oito alojamentos divididos entre o edifício principal e suites externas individuais, além de piscina, estacionamento privativo, um terraço comum e um restaurante. Ainda na área turística, o grupo explora um empreendimento na Quinta da Pacheca e as Vila Marim Country Houses, 13 casas rústicas em Mesão Frio, no distrito de Vila Real.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donos da Pacheca compram herdade alentejana ao fundador dos móveis Antarte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião