Obras suspendem ligações no metro de Lisboa até julho. Conheça as alterações

  • Lusa
  • 2 Maio 2023

Circulação entre Telheiras e Campo Grande (linha Verde) e entre Campo Grande e Cidade Universitária (linha Amarela) vai estar interrompida até 7 de julho devido às obras de expansão daquelas linhas.

A circulação no Metro de Lisboa entre Telheiras e Campo Grande (linha Verde) e entre Campo Grande e Cidade Universitária (linha Amarela) vai estar interrompida entre esta terça-feira e o dia 7 de julho devido às obras de expansão daquelas linhas.

Numa publicação na sua página online, o Metropolitano de Lisboa refere que a estação de Telheiras vai estar encerrada durante este período de obras. As estações Campo Grande e Cidade Universitária vão manter-se a funcionar no horário habitual.

Os trabalhos vão permitir a ligação dos novos viadutos do Campo Grande à infraestrutura atualmente existente, permitindo a futura entrada em exploração da já anunciada nova linha circular. Serão também instalados “novos aparelhos de mudança de via”, para possibilitar novas ligações entre as estações abrangidas.

De acordo com o Metropolitano, “até à reposição da normal circulação no troço da linha Verde e Amarela”, será reforçada a oferta nas horas de ponta.

Durante o período da intervenção, o átrio sul da estação Alvalade (linha Verde) passa a encerrar à 01:00, em vez de encerrar às 21:30.

No eixo Telheiras — Campo Grande, a empresa sugere a utilização de algumas carreiras da Carris: a 767, com a ligação Campo Mártires Pátria — Reboleira (Metro); a 747, com o percurso Campo Grande (Metro) — Pontinha (Metro); a 778, com o percurso Campo Grande (Metro) — Colégio Militar (Metro), e a 717, entre a Praça do Chile e Fetais.

Já no eixo Cidade Universitária — Campo Grande, é sugerida a utilização dos percursos rodoviários 738 (Estrada Luz — Alto Santo Amaro), 735 (Cais Sodré — Hospital Santa Maria), 70 (Campo Grande Metro — Campo de Ourique) e 736 (Cais Sodré — Odivelas).

A transportadora recorda também que há ligações aos comboios da CP e da Fertagus através da estação Roma-Areeiro.

Com inauguração prevista em 2024, a nova linha circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, irá criar um anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obras suspendem ligações no metro de Lisboa até julho. Conheça as alterações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião