Arrendamento forçado arrisca violar Constituição, alertam serviços da Assembleia

  • ECO
  • 2 Maio 2023

Nota de admissibilidade na Assembleia da República do pacote Mais Habitação levanta dúvidas sobre medida de arrendamento forçado, mas diploma avança.

O arrendamento forçado de imóveis, uma das medidas do pacote Mais Habitação, “parece consubstanciar uma restrição ao direito à propriedade privada”, previsto na Constituição, alertam os técnicos do Parlamento que têm de fazer a nota de admissibilidade sempre que uma proposta de diploma dá entrada na Assembleia da República, segundo o Jornal de Negócios (acesso pago).

Não são admitidos projetos que violem a Constituição, mas o diploma com as várias medidas para fazer face à crise na habitação segue, já que as normas em causa e que levantam dúvidas “são suscetíveis de serem eliminadas ou corrigidas em sede de discussão na especialidade”, segundo indicam no parecer.

O documento que levanta dúvidas sobre a constitucionalidade do arrendamento forçado inclui ainda o entendimento de vários constitucionalistas, como Gomes Canotilho, Vital Moreira ou Jorge Miranda. Quando a medida foi conhecida, alguns especialistas já tinham alertado para a possibilidade de existir inconstitucionalidade, enquanto o Presidente da República já tinha também notado dúvidas em certos conceitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arrendamento forçado arrisca violar Constituição, alertam serviços da Assembleia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião