Antigo DJ dá Europalco ao Norte e Algarve com dinheiro da Vallis

Depois de ser comprada pela Vallis Capital Partners, a empresa de Sintra liderada por Pedro Magalhães vai expandir a operação no país, reforçar as contratações e já pensa em dar o salto para Espanha.

Nascida em 1997 fruto de “uma brincadeira”, a Europalco reclama hoje o estatuto de “líder nacional de soluções globais para a realização de eventos e espetáculos”. Pedro Magalhães, CEO da empresa de Sintra, que aos 16 anos trabalhava como dj em escolas, começou por organizar concertos de bandas e mais tarde direcionou-se para a área “fascinante” dos eventos. Volvido um quarto de século, organiza cerca de mil eventos por ano e emprega mais de 160 pessoas.

A Europalco acaba de se juntar à Vallis Capital Partners, que conta com um total de ativos sob gestão superior a 200 milhões de euros. A gestora de private equity comprou 60% do capital da empresa liderada por Pedro Magalhães. Em entrevista ao ECO, o gestor explica que a parceria “tem como base a alavancagem financeira, com foco no crescimento”. Nesta nova fase, entre as prioridades da Europalco está a expansão do projeto para outras localizações.

Da esquerda para a direita: Pedro Freitas (analista da Vallis), Eduardo Rocha (founding partner e CEO da Vallis), Pedro Magalhães (CEO da Europalco), Celia Caeiro (new business director da Europalco) e Luís Mendes (partner da Vallis)Europalco

“A Europlaco está mais presente na área de Lisboa e queremos estender o mercado para outras regiões do país, nomeadamente a Norte e a Sul. Este é um dos nossos principais objetivos”, relata o presidente executivo da empresa, que em 2022 registou um volume de negócios de 13,6 milhões de euros.

O líder da empresa sublinha que a Europalco já vai ao Porto e ao Algarve fazer eventos, exemplifica, mas a ideia passa por passa a ter presença nessas mesmas localizações. “Queremos ter instalações e colaboradores nessas regiões, e não estar a deslocar todos os recursos, como fazemos hoje em dia”, conta.

A Europlaco está mais presente na área de Lisboa e queremos estender o mercado para outras regiões do país, nomeadamente a Norte e a Sul. Queremos ter instalações e colaboradores nessas regiões, e não estar a deslocar todos os recursos como fazemos hoje em dia.

Pedro Magalhães

CEO da Europalco

Depois de consolidar a presença a nível nacional, nos planos da empresa está a saída do país, rumo aos mercados externos. “Depois de ganharmos alguma estabilidade e robustez a nível nacional, estamos com projetos pensados para irmos além-fronteiras e expandir a empresa para fora“, adianta o gestor. É principalmente Espanha que está na mira do empresário.

Questionando sobre o prazo para esta expansão internacional, Pedro Magalhães salienta que a prioridade passa por “reforçar o negócio em Portugal”. “Este projeto não está tão bem elaborado como os que temos pensados para Portugal. As coisas vão acontecendo, sem pressas”, afirma o CEO.

Web Summit e Jornadas da Juventude

Além do crescimento da empresa, o arranque desta parceria com a Vallis irá contribuir para aumentar o número de colaboradores. Estão já a decorrer ações de recrutamento para várias áreas dentro da Europalco, como técnicos de som, vídeo e iluminação. Até ao final do ano está a prevista a contratação de mais dez pessoas.

Nos próximos dois anos quer chegar aos 200 colaboradores. “A ideia é dotar a Europalco de melhores capacidades, sejam elas ao nível dos recursos humanos ou dos equipamentos”, realça Pedro Magalhães.

Para o CEO, o maior desafio da empresa passa por encontrar recursos humanos qualificados. “Há muita dificuldade de formação. Há um investimento muito grande para que se consiga formar internamente, mas isto tem custos e leva muito tempo. Este é o maior problema deste setor e o nosso maior desafio – encontrar os melhores profissionais e pessoas que queiram estar de corpo e alma nesta atividade”, evidencia Pedro Magalhães.

No que respeita à agenda, até ao início de agosto a Europalco já tem as datas todas preenchidas — e muitos eventos confirmados até ao final do ano. Entre as iniciativas em que a empresa vai participar, em consórcio com outras, estão a Web Summit e as Jornadas Mundiais da Juventude. O líder da Europalco está convicto que “este ano poderá ser muito melhor que o ano anterior”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo DJ dá Europalco ao Norte e Algarve com dinheiro da Vallis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião