Ministra desafia produtores de cereja do Fundão a instalar túneis fotovoltaicos

  • Lusa
  • 8 Maio 2023

Ministra da Agricultura disponível para abrir aviso específico de apoio à cobertura de pomares de cereja com uma película que produza energia e proteja o fruto de condições meteorológicas adversas. 

A ministra da Agricultura manifestou-se disponível para abrir um aviso específico de apoio à cobertura de pomares de cereja com uma película que produza energia e proteja o fruto de condições meteorológicas adversas. Para Maria do Céu Antunes, aumentar o sistema de túneis, não com plástico, mas com filmes fotovoltaicos, seria uma garantia de “ganho de produtividade e de produção de energia limpa”.

A governante indicou aquela disponibilidade ao lançar o desafio, durante o leilão das primeiras cerejas deste ano — cerca de um quilo, com um total de 33 unidades de grande calibre. Foi vendido, por 660 euros, a Miguel Caniça, empresário que em junho começa a produzir empadas ultracongeladas e pastéis de cereja.

Podemos duplicar a produtividade destes pomares e estamos, por outro lado, a criar condições para a sustentabilidade económica e ambiental deste setor.

Maria do Céu Antunes

Ministra da Agricultura e da Alimentação

A ministra da Agricultura e da Alimentação aludiu ainda às previsões de produtores que apontam para quebras até 70% na produção deste ano, devido às baixas temperaturas registadas em noites consecutivas, na altura da floração e às grandes amplitudes térmicas, para referir que são necessárias “medidas estruturais”, que vão além dos seguros e do Fundo de Emergência Rural.

Maria do Céu Antunes enfatizou a importância de “proteger os pomares e ganhar competitividade“, realçando: “Podemos duplicar a produtividade destes pomares e estamos, por outro lado, a criar condições para a sustentabilidade económica e ambiental deste setor”.

Segundo a ministra, há verbas para esse efeito, no âmbito do Plano Estratégico Nacional da Política Agrícola Comum, que contempla apoios para “investimento verde” e para “tudo aquilo que for para utilizar melhor os recursos”.

Se conseguíssemos chegar a 5%, 6% da nossa área de produção, cerca de cem hectares que estivessem já cobertos, já seria uma grande ajuda para, em complemento com as outras áreas de inovação que estamos a desenvolver, continuarmos a ter níveis de produtividade maiores.

Paulo Fernandes

Presidente da Câmara Municipal do Fundão

“Há soluções nos Estados Unidos da América, no Canadá, e estamos disponíveis para trazer essa solução também para Portugal, não só para esta região, mas para outros territórios”, reforçou Maria do Céu Antunes, que espera, dentro de um ano, estar novamente no Fundão a ver os primeiros túneis sustentáveis implementados.

A governante destacou ainda os 20 milhões de euros que, anualmente, “ficam na economia local” com a fileira e que a Cereja do Fundão representa 60% da quota nacional de produção do fruto.

O presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, vê “com muito bons olhos a possibilidade de haver apoios significativos” para a instalação de túneis que ajudem a minimizar riscos, com essas características, acrescentando já existirem coberturas em cerca de 10 a 15 hectares de pomares.

“Vamos ver como podemos ajudar para que haja uma percentagem interessante. Se conseguíssemos chegar a 5%, 6% da nossa área de produção, cerca de cem hectares que estivessem já cobertos, já seria uma grande ajuda para, em complemento com as outras áreas de inovação que estamos a desenvolver, continuarmos a ter níveis de produtividade maiores“, frisou o autarca.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Fundão, existem no concelho cerca de dois mil hectares de cereja e tem havido um esforço “não tanto na área de produção, mas sobretudo na requalificação e modernização dos pomares“.

A notoriedade da marca Cereja do Fundão, realçou o edil, tem ajudado os produtores e permitido dar uma maior sustentabilidade às produções, através do reinvestimento no setor. Paulo Fernandes destacou ainda a aposta no desdobramento de produtos derivados da cereja fresca. A ministra da Agricultura acentuou, por sua vez, que se trata de uma “imagem de marca que tem sabido inovar, renovar-se, a nível turístico e gastronómico”.

A campanha de promoção da Cereja do Fundão prevê, entre outras iniciativas, a realização da Festa da Cereja, em Alcongosta, aldeia do concelho, entre 9 e 11 de junho, a experimentação de apanha de cereja, a viagem de comboio junto aos pomares, além de piqueniques, voos em balão de ar quente ou apadrinhamento de cerejeiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra desafia produtores de cereja do Fundão a instalar túneis fotovoltaicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião