Negócios +M

RTP com lucro de 767 mil euros. Contribuição pública aumentou 3,5 milhões

Rafael Ascensão,

O endividamento bancário diminuiu 7,4 milhões, para os 84,8 milhões de euros, tendo o capital próprio sido reforçado em 5,4 milhões de euros, "contribuindo para a melhoria do balanço da RTP".

A RTP apresentou resultados líquidos positivos em 2022, tendo registado resultados operacionais (EBITDA) no valor de 12,8 milhões de euros e um resultado líquido de 767 mil euros. A empresa apresenta resultados positivos pelo décimo terceiro ano consecutivo, realça a RTP.

Os resultados superaram o orçamento e ficaram acima das expectativas negativas decorrentes da guerra da Ucrânia, evolução negativa da taxa de inflação, aumento do custo de energia e das taxas de juro e clima generalizado de incerteza“, escreve o Conselho de Administração da RTP em comunicado, enviado esta terça-feira.

Apesar destes fatores negativos, a RTP conseguiu um desempenho financeiro positivo devido ao peso das receitas totais, que ascenderam a 230,6 milhões de euros (+3,3% face a 2021), ao crescimento das receitas comerciais em 3,9 milhões de euros (+9,3%) e da contribuição para o audiovisual (CAV) em 3,5 milhões de euros (+1,9%).

Já quanto a gastos e perdas, estes atingiram o valor de 217,8 milhões de euros (+4,2%), para o que contribuiu o aumento de sete milhões de euros de custo de grelha (onde pesaram sobretudo os direitos de transmissão do Mundial de Futebol 2022, embora esse custo tenha sido “parcialmente compensado pela redução de custo da restante grelha”) e o aumento de custos com pessoal e fornecimentos e serviços externos, num valor total de 1,7 milhões de euros.

O aumento dos custos energéticos está na base do consequente aumento do custo com fornecimentos e serviços externos, aponta-se em nota de imprensa.

Por sua vez, o endividamento bancário diminuiu 7,4 milhões para os 84,8 milhões de euros, tendo o capital próprio sido reforçado em 5,4 milhões de euros, “contribuindo para a melhoria do balanço da RTP”.

O investimento feito pela RTP foi de quatro milhões, valor abaixo do orçamentado (sete milhões) “devido a limitações de disponibilidade de equipamentos e tempos de entrega e necessidade de rever procedimentos de compra”, explica o Conselho de Administração, em comunicado.

“Apesar da não atualização do valor da CAV, a RTP continua a privilegiar o investimento em inovação, prevendo reforçar o seu investimento em 2023, em sustentabilidade energética (com candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência já aprovadas, num total de 7,3 milhões €)”, adianta ainda o CA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.