Parabéns ao Marketing e aos Marketers!

  • Marta Bicho
  • 27 Maio 2023

A filosofia por detrás do marketing holístico é integrar todo o negócio e todas as partes envolvidas. O marketing saí das “paredes” de um departamento e torna-se uma estratégia única de um negócio.

Todas as profissões nascem, evoluem e podem vir, ou não, a tornar-se obsoletas. Muitas profissões que outrora eram basilares, hoje praticamente não fazem parte do nosso dicionário. Ao contrário de muitas, o marketing, tem sido das profissões que tem ganho maior terreno.

Confirmação disso, é a instituição do Dia Internacional do Marketing pela Confederação Europeia de Marketing (EMC).

Há, aproximadamente, 50 anos pouco se ouvia falar de marketing, mas se, por exemplo, tivermos em consideração que a disciplina do marketing é largamente associada à venda de bens e serviços num mercado (Oxford Learners Dictionaries, 2023), desde os primórdios dos tempos que se faz marketing.

Quando, há 20 anos, ingressei na licenciatura, embora o Marketing já fizesse parte do nosso vocabulário corriqueiro, havia ainda muito por se fazer nesta área, pois muitas vezes era sinónimo de vendas. Atualmente, embora mantenha a sua génese, o marketing já não é como o conhecíamos. A sua evolução tem sido rápida e, principalmente, conduzida pela área digital e tecnológica.

O Dia Internacional do Marketing é instituído a 27 de maio, pois foi o dia em que nasceu Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno e foi através da sua obra que passou a ser reconhecido mundialmente.

Através das suas publicações é possível compreender a evolução do marketing, desde o 1.0 ao 5.0: Marketing 1.0 (Centrado no Produto), 2.0 (Centrado no Consumidor), 3.0 (Do Produto e do Consumidor até ao Espírito Humano), 4.0 (Do Tradicional ao Digital); 5.0 (Tecnologia para a Humanidade).

Um dos conceitos mais interessantes no marketing é o marketing holístico, que engloba todas as áreas e processos do negócio, ou seja, internas e externas, sempre em prol de uma experiência única para o consumidor. A filosofia por detrás do marketing holístico é integrar todo o negócio e todas as suas partes envolvidas. Através desta visão, o marketing saí das “paredes” de um departamento e torna-se uma estratégia única de um negócio.

Acredito, por isso, que os futuros líderes de negócios deverão ter um sólido background de marketing para poderem ser capazes de criar visões estratégicas de sucesso num ambiente em constante evolução e num mundo cada vez mais competitivo.

Penso que temos todos que agradecer ao professor Kotler por ter colocado o marketing no mapa das profissões. E também penso que estamos, todos os marketers, de parabéns por esta primeira celebração.

* Oxford Learners Dictionaries (2023). Marketing

  • Marta Bicho
  • Diretora do IPAM Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parabéns ao Marketing e aos Marketers!

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião