Un toast aux Cannes
Confesso que tenho uma enorme expectativa e desejo em acompanhar o desempenho das agências portuguesas, um ano após o melhor resultado coletivo de sempre de Portugal. Será que podemos repetir?
O Cannes Lions International Festival of Creativity é definitivamente o mais conhecido festival de criatividade do mundo, o que tem mais reputação e o mais representativo.
Este ano celebra o seu 70º Aniversário e decorre entre 19 a 23 de junho em Cannes (França). Neste ano de celebração, tenho o prazer de fazer parte do muito restrito júri presencial, representando Portugal e o estúdio de design que co-fundei com Pedro Mesquita e Pedro Serrão: a This is Pacifica.
Confesso que tenho uma enorme expectativa e desejo em acompanhar o desempenho das agências portuguesas, um ano após o melhor resultado coletivo de sempre de Portugal. Projetos como a Reconstituição Portuguesa da FCB (Grande Prémio de Design, o primeiro de sempre para Portugal), o CO2AT da This is Pacifica e da Stream and Tough Guy (Leão de Ouro) e o Breaking Sirens da Bar Ogilvy (Leão de Ouro), são a prova que conseguimos chegar ao topo, a pergunta é: Será que podemos repetir?
Este ano foram inscritos em Cannes Lions aproximadamente 25 mil trabalhos nas 30 categorias originários de mais de 89 mercados. Desse total de trabalhos apenas 10% será selecionado para shortlist, da shortlist apenas 5% chega a Leão de ouro. O papel do Júri de cada categoria é avaliar as submissões segundo quatro parâmetros base Briefing/Contexto, Ideia, Execução e resultados.
Segundo o escrutínio e apreciação do valor, relevância e impacto de cada ideia podemos mais claramente definir quem mais se destaca em cada uma das subcategorias em que os projetos estão relacionados. Portugal inscreve anualmente aproximadamente 200 trabalhos, o rácio não está claramente a favor pela quantidade, esperamos que sejamos muito assertivos na qualidade e na premiação.
Sendo o Festival um impulsionador de transformação no setor criativo, é um também um barómetro de tendências de mercado que respondem a uma sensibilidade social e económica. Que tendências esperamos encontrar na edição e este ano?
Nesta fase, já tive a oportunidade de ver muitos dos trabalhos submetidos e há um tema que tem estado omnipresente em muitos deles: a inclusão.
A sociedade contemporânea é um ecossistema complexo, onde a valorização da individualidade está cada vez mais em destaque. Neste contexto, a criatividade, as ideias, as marcas e os conteúdos desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais consciente, equilibrada, justa e inclusiva.
Outra tendência notória é boom recente de ferramentas de inteligência artificial e machine learning, o uso estratégico, inteligente e criativo de tecnologias. Seja ela como agente viabilizador de experiências imersivas e interativas com as marcas ou como ferramenta de personalização de mensagem para os mais diferentes públicos. Tudo isso, respondendo a questões relevantes culturalmente como questões políticas, sociais e ambientais
Por fim a Sustentabilidade. A urgência climática quando abordada de forma inovadora, tem o poder de sensibilizar as pessoas para a importância da preservação dos recursos naturais.
Esperamos ver projetos criativos que prometem a sustentabilidade de forma significativa para a construção de um futuro mais justo e equilibrado para todos os seres vivos.
É uma honra enorme pode dar o contributo já dia 17 de junho, na avaliação da shortlist final e dia 18 com a seleção de todos os prémios em todas as categorias com os meus pares.
Espero celebrar a melhor criatividade do mundo e assistir na primeira fila à premiação de projetos que ajudam a transformar o mundo, com uma ideia de cada vez.
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